Invocação do Mal: A ordem cronológica dos filmes da franquia de terror

Imagem da franquia Invocação do Mal
Divulgação

Tendo sido iniciada em 2013 sob a direção de James Wan, a franquia Invocação do Mal rapidamente se tornou um grande sucesso do gênero de terror. E com bons números conquistados, a mesma então passou a ter projetos derivados e continuações sendo lançadas pela Warner e New Line Cinema.

Continua após a publicidade..

Entretanto, no meio de tantos projetos (já foram lançados 7 até o momento) aos poucos começam a surgir questionamentos também envolvendo a sua ambientação. Afinal, o que aconteceu primeiro? Qual história está no meio deste universo? Qual o futuro destes personagens e seus casos sobrenaturais?

O universo comandado por James Wan então se tornou algo interessante demais para não ser comentado, seguindo uma fórmula própria que usa apenas personagens e citações para a interligação de que tudo está acontecendo em uma linha temporal. Pensando nisso, resolvemos então listar todos os filmes lançados da franquia Invocação do Mal em ordem cronológica.

Confira abaixo a ordem certa para assistir aos filmes da franquia Invocação do Mal

A Freira – 1952;

Os eventos da linha do tempo do universo Invocação do Mal remontam à Idade das Trevas na Romênia no Monastério Cârța, começando com Valak, a freira demoníaca. Depois que um sacerdote sombrio invoca o demônio do Inferno (na mitologia, Valak é conhecido como “O Grande Presidente do Inferno”), a Igreja Católica Romana intervém para reverter o feito. Utilizando o sangue de Jesus Cristo por meio do Santo Graal, eles conseguiram condenar Valak de volta ao Inferno, onde permanece por séculos.

Continua após a publicidade..

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: “Em A Freira, após uma irmã cometer suicídio em um convento na Romênia, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça para investigar o ocorrido. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano no local, confrontando-se com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha espiritual”.

Annabelle: A Criação do Mal – 1943-1955;

Annabelle A Criação do Mal é um derivado de Invocação do Mal
Divulgação

Alguns anos antes da investigação sagrada na Romênia, Samuel e Esther Mullins (interpretados por Anthony LaPaglia e Miranda Otta, respectivamente) perderam sua filha Bee (abreviação de “Annabelle”) depois que ela foi atropelada por um carro. O casal enlutado é então enganado por um demônio para deixá-lo usar uma das bonecas de Bee, que foi criada pelo próprio Samuel, como um canal no qual ele pode viver. Porém, depois que a boneca possuída se torna violenta, eles a trancam.

Doze anos depois, o Sr. e a Sra. Mullins abrem sua casa para um grupo de meninas órfãs e sua cuidadora, a irmã Charlotte (interpretada por Stephanie Sigman), que havia passado algum tempo no Mosteiro Cârța. Ela tem uma foto sua com algumas das freiras do mosteiro – incluindo Valak, embora a Irmã Charlotte não saiba de sua identidade.

Continua após a publicidade..

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: “Em Annabelle 2 – A Criação do Mal, anos após a trágica morte de sua filha, um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa decidem, por caridade, acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amendrontador demônio do passado: Annabelle, criação do artesão”.

Annabelle – 1967;

Dando um salto significativo no tempo após o seu próprio prelúdio, Annabelle gira em torno de um jovem casal em Santa Monica, CA em 1967. Depois de John Form (interpretado por Ward Horton), presenteou sua futura esposa Mia (interpretada por Annabelle Wallis) com a boneca Annabelle (sem saber de suas raízes demoníacas), o casal é rapidamente lançado em uma série de eventos de risco de vida, começando com a morte de seus vizinhos, Pete e Sharon Higgins.

Continua após a publicidade..

É revelado que Janice / Annabelle se juntou a um culto assassino, mata seus pais adotivos e invade a casa do Form antes de encontrar a boneca, cortando sua própria garganta e transferindo o demônio de volta para a boneca.

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: Em Anabelle, John (Ward Horton) encontrou o presente perfeito para sua futura esposa, Mia (Annabelle Wallis): uma rara boneca antiga com um lindo vestido. Mia fica bastante contente com seu presente, porém, sua animação com a boneca não duraria muito tempo.

Certa noite, sua casa é invadida por membros de uma seita satânica que, buscando completar um ritual, atacam violentamente o casal. Após derramarem sangue, os cultistas são detidos. O que o casal não contava é que, mesmo depois de um tempo, as consequências dessa invasão continuariam a aterrorizar suas vidas, principalmente quando ocorrências sobrenaturais, envolvendo a boneca, passam a permear a vida de Mia”.

Annabelle: De Volta Para Casa – 1971;

Depois de receber Annabelle, os Warren a trancam em seu museu de objetos assombrados atrás de um vidro sagrado. Isso não é sem problemas, no entanto. Uma noite, a filha Judy e a babá Mary Ellen são alvos do demônio – e de tudo o mais no museu – mas as coisas eventualmente voltam ao normal.

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: “Em Annabelle: De Volta Para Casa, determinados a impedir que Annabelle crie ainda mais caos, os demonólogos Ed e Lorraine Warren trazem a boneca possuída à sala de artefatos que fica trancada em sua casa, isolada em um local “seguro”, protegida por um vidro sagrado e com a benção de um padre. Porém, o que os espera é uma noite de horror, à medida que Annabelle desperta os espíritos malignos na sala, que voltam suas atenções a um novo alvo – a filha de 10 anos dos Warrens, Judy, e suas babás”.

Invocação do Mal – 1971;

Invocação do Mal
Divulgação

Durante o prólogo de Invocação do Mal, Ed e Lorraine Warren são apresentados a Annabelle pela estudante de enfermagem Debbie. Eles descobrem que um demônio possuiu a boneca e, por fim, a adicionam ao museu do ocultismo em Connecticut para protegê-la.

Algum tempo depois, quando os Warren estão ajudando em um exorcismo, Lorraine tem uma premonição da morte de seu marido (embora ela não revele esse fato a Ed por vários anos), e tem reservas sobre desempenhar um papel ativo nas investigações paranormais. Isto é, até Roger e Carolyne Perron (interpretados por Ron Livingston e Lili Taylor, respectivamente) os convencerem a investigar a infestação demoníaca de sua casa.

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe.

Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero.

Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades”.

A Maldição da Chorona – 1973;

A Maldição da Chorona está apenas próximo de uma conexão com o resto do universo Invocação do Mal, sendo o seu ele principal para isso o Padre Pere, interpretado por Tony Amendola, que é mostrado carregando Annabelle em uma cena de flashback do seu primeiro filme.

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: “Ambientado em 1973, o filme acompanha a vida da assistente social Anna Garcia, que ao investigar um daqueles que pareciam seus casos comuns, descobre que sua própria família também pode estar em perigo. Ela então procura por ajuda de um curandeiro local quando a entidade, La Llorona, que começa a persegui-lá e não irá parar até levar a sua filha”.

Invocação do Mal 2 – 1976-1977;

Enquanto investiga a casa infame de George e Kathy Lutz em Amityville, Lorraine tem outra visão da morte de Ed – desta vez acompanhada pela freira Valak (embora, neste momento, Lorraine não saiba de sua verdadeira identidade). Enquanto isso, uma mãe solteira chamada Peggy Hodgson (interpretada por Frances O’Connor) e seus quatro filhos estão sendo assombrados por uma entidade maligna em Enfield, Inglaterra, que eventualmente chama a atenção dos Warren.

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: “Em Invocação do Mal 2, os investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) desembarcam em Londres, Inglaterra, para ajudar uma família atormentada. Peggy (Frances O’Connor), uma mãe solteira, acredita que tenha algo maligno em sua casa”.

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio – 1981;

Invocação do Mal 3 A Ordem do Demônio
Divulgação

Invocação do Mal 3 (com o subtítulo oficial de A Ordem do Demônio) mostra Ed e Lorraine envolvidos em uma possessão baseada no caso da vida real de Arne Cheyenne Johnson, que foi condenado por homicídio culposo. Isso coloca este título ambientado firmemente no início dos anos 1980. O caso envolve Johnson, que matou seu senhorio e alegou que estava possuído pelo diabo quando o fez.

A sinopse oficial do filme diz o seguinte: Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio revela uma história arrepiante de terror, assassinato e mal desconhecido que chocou até os investigadores paranormais da vida real Ed e Lorraine Warren. Um dos casos mais sensacionais de seus arquivos, começa com uma luta pela alma de um garoto, depois os leva além de tudo o que já haviam visto, para marcar a primeira vez na história dos EUA que um suspeito de assassinato alegaria posse demoníaca como defesa”.

Os filmes de Invocação do Mal que estão por vir

Sendo considerado um dos grandes sucessos do gênero de terror nos últimos anos, mesmo que tenha seus altos e baixos, a franquia Invocação do Mal não parece caminhar para um final tão cedo. E com isso, aos poucos também vão surgindo notícias envolvendo o desenvolvimento de mais projetos entre derivados e sequências protagonizadas pelo casal Warren. E até o momento, como é de conhecimento, 2 novos derivados já caminhando para sair do papel.

O Homem Torto – Considerado como o segundo filme derivado de Invocação do Mal 2, este longa é apontrado atualmente para ser o primeiro “conto de fadas sombrio” do universo Invocação do Mal, de acordo com James Wan. Nenhum outro detalhe sobre o enredo foi revelado e o filme está em um limbo de desenvolvimento há algum tempo, sem nenhuma palavra sobre quando chegará aos cinemas.

A Freira 2 – Pouco se sabe sobre este projeto , mas ele está em desenvolvimento na Warner Bros. Pictures há algum tempo. Em 2019 foi revelado que Akela Cooper será responsável pelo roteiro do filme, enquanto Bonnie Aarons retornará como protagonista.

Confira também: Top Gun: Maverick | Quando o filme chegará aos streamings?

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Formado em Jornalismo pelo CES/JF, e um amante eterno de filmes, séries, super-heróis, games, HQs e músicas. Dono de outros projetos pela internet, e uma pessoa que tem prazer em escrever sobre todos os temas citados.