14 sagas que merecem uma segunda chance como série

Imagem de Eragon - Sagas que merecem uma segunda chance como série
Divulgação

Segundo a tendência de uma série de sagas literárias que estão ganhando novas adaptações em formato de série ou filme, os grandes estúdios e streamings estão sempre na busca do próximo sucesso que vai marcar a próxima geração de fãs.

Continua após a publicidade..

Pensando nisso e considerando alguns títulos que não tiveram sucesso na sua época de lançamento ou fracassaram em sua recepção por parte dos fãs, separarmos uma lista com 14 sagas que merecem uma segunda chance no formato televisivo para terem suas histórias trazidas à vida nas telas.

14 sagas que merecem uma segunda chance como série

Academia de Vampiros

academia de vampiros
Divulgação

Escrito por Richelle Mead, a saga literária “Academia de Vampiros” ganhou sua primeira adaptação como série televisiva no canal streaming Peacock, porém foi cancelada após apenas 1 temporada.

Considerado um romance paranormal para jovens adultos, a franquia segue Rose Hathaway, uma Dhaphir (meio humana, meio vampira) que está treinando para proteger Moroi, uma espécie de vampiros mortais e pacíficos, de Strigois, considerados vampiros imortais e maléficos.

Continua após a publicidade..

Artemis Fowl

Artemis Fowl
Ferdia Shaw is Artemis Fowl in ARTEMIS FOWL, directed by Kenneth Branagh. Photo by Nicola Dove. © 2020 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

Escrito por Eoin Colfer, a série de livro “Artemis Fowl” ganhou uma adaptação cinematográfica feita pelo Disney+ em 2020. Na época de seu lançamento, o filme não foi levado para os cinemas, indo diretamente para a plataforma streaming.

Classificada como uma franquia de ficção científica e fantasia, “Artemis Fowl” segue de Artemis Fowl II, um adolescente prodígio de 12 anos que tem como objetivo principal de sua primeira aventura recuperar a fortuna da sua família ao capturar uma fada e exigindo uma recompensa. Durante suas aventuras, o garoto encontra seres mágicos, navega tramas complexas e forma alianças inesperadas.

A Torre Negra

A Torre Negra
Divulgação

Escrito por Stephen King, a saga “A Torre Negra” ganhou uma adaptação para os cinemas em 2017 – que foi considerada um fracasso de bilheteria.

Continua após a publicidade..

Com seu primeiro livro publicado em 1998, a uma saga é formada por oito livros e narra um eterno duelo entre forças sobrenaturais. Durante as aventuras narradas, o leitor acompanha um pistoleiro chamado Roland em sua busca por um ser conhecido como “O Homem de Preto”.

Vale destacar que, recentemente, uma nova adaptação em formato de série televisiva foi confirmada e será desenvolvida pela Amazon Studios.

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia
Divulgação

Com várias adaptações já feitas, a franquia literária “As Crônicas de Nárnia“, escrito por C.S. Lewis, já foi uma série de TV em 1988, e teve três de seus títulos adaptados como filmes – que foram lançados em 2005, 2008 e 2010.

Continua após a publicidade..

Formado por 7 livros, a saga literária é do gênero fantasioso e os leitores acompanham as aventuras de crianças que são transportadas para o mundo mágico de Nárnia, onde encontram criaturas mágicas e enfrentam desafios e até batalhas épicas contra o mal.

Mais recentemente, novas adaptações foram confirmadas pela Netflix. Atualmente em desenvolvimento, já sabemos que dois dos filmes que serão lançados contarão com a direção de Greta Gerwig.

As Crônicas de Wardstone (O Sétimo Filho)

O Sétimo Filho
Divulgação

Escrito por Joseph Delaney, a franquia literária “As Crônicas de Wardstone” conta com um total de 15 livros publicados atualmente (segundo o site oficial do autor). Em 2014, o primeiro livro da saga ganhou uma adaptação cinematográfica estrelada por Ben Barnes – que foi intitulada “O Sétimo Filho”.

A história da franquia criada por Delaney se passa em uma versão ficcional e supernatural da Inglaterra, onde forças malignas e criaturas ameaçam a segurança da população. A série, conhecida por sua atmosfera sombria e a exploração de folclores e mitologias, segue o protagonista Thomas Ward, que é o sétimo filho de um sétimo filho. Ele se torna um aprendiz de Spook e é responsável por lidar com ameaças sobrenaturais que incluem bruxas, bichos papões e entidades maléficas.

Coração de Tinta

Coração de Tinta
Divulgação

Escrito por Cornelia Funke, a trilogia “Coração de Tinta” ganhou sua primeira adaptação em 2008, em um filme estrelado pelo ator Brendan Fraser como o protagonista Mortimer “Mo” Folchart e Eliza Bennett como Meggie Folchart.

A trama de “Coração de Tinta” traz à vida um dos maiores sonhos/desejos de qualquer leitor assíduo: sua história é centrada no conceito de trazer personagens de livros à vida.

A saga segue as aventuras de uma jovem chamada Meggie Folchart e as consequências das habilidades úncias, mas perigosas, de seu pai – quando ele lê um livro em voz alta, personagens daquela história ganham vida, mas, em troca, alguém do mundo real é transportado para dentro do livro.

Dezesseis Luas

Dezesseis Luas
Divulgação

Escrito por Margareth Stohl e Kami Garcia, a franquia “Caster Chronicles teve sua primeira adaptação em formato de filme lançada em 2013 – a produção foi intitulada “Dezesseis Luas“, no Brasil. Na época, o longa não atingiu as expectativas do público e foi cancelado logo em seguida.

A saga fantasiosa consiste de 4 livros e segue a história de Ethan Wate, um estudante do ensino médio em Gatlin, uma pequena cidade do sul, e Lena Duchannes, uma nova garota que chega no colégio de Ethan e que tem habilidades mágicas.

Divergente

Divergente
Divulgação

Consistindo de uma trilogia de livros, a saga “Divergente” foi escrita por Veronica Roth. A adaptação do primeiro livro foi lançada em 2014 e foi bem recebida pela crítica e público. Nos anos seguintes, a franquia acabou ganhando mais duas adaptações cinematográficas – contabilizando um total de três filmes lançados -, mas acabou fadada ao cancelamento quando as adaptações subsequentes acabaram falhando em sua bilheteria.

A saga se passa em um futuro distópico, onde a sociedade é dividida em 5 facções baseadas em traços de personalidade das pessoas. São elas: Abnegação (altruísmo), Amizade (tranquilidade), Fraqueza (honestidade), Audácia (bravura) e Erudição (inteligência).

A história começa quando, ao fazer 16 anos, Beatrice “Tris” Prior descobre que ela é uma “Divergente” – o que quer dizer que ela não se encaixa em nenhuma das facções existentes. Ser um Divergente é considerado perigoso, já que esse tipo de pessoa é considerado uma ameaça às estruturas rígidas estabelecidas na sociedade e, com a necessidade de escolher uma facção existente, Tris opta pela Audácia – onde ela descobre uma conspiração que pode ter consequências inimagináveis.

Os próximos livros lidam com as consequências dos acontecimentos dessa primeira história.

Eragon

Eragon
Divulgação

Publicado pela primeira vez em 2002 e escrita por Christopher Paolini, a saga “Ciclo da Herança” consiste em quatro livros e teve sua primeira adaptação para os cinemas com seu primeiro livro – intitulado “Eragon” – em 2006.

A trama da saga conta a história de um fazendeiro chamado Eragon que descobre um ovo que eclode em um dragão que ele chama de Saphira. Através de seu vínculo e a ajuda de seu mentor Brom, o garoto aprende a ser um Cavaleiro do Dragão, uma ordem antiga que há muito se pensava ter sido exterminada pelo malvado rei Galbatorix. Eragon e Saphira partem então em uma importante missão para derrotar Galbatorix e libertar a terra de Alagaësia de sua tirania.

Vale lembrar que o Disney+ já confirmou que está desenvolvendo uma adaptação em formato de série de TV baseada na obra.

Jumper

Jumper
Divulgação

Escrito por Steven Gould, a saga “Jumper” consiste em 4 livros que foram lançados em 1992, 2004, 2013 e 2014. O primeiro livro da franquia ganhou uma adaptação em 2008, que foi estrelada por Hayden Christensen.

Os dois primeiros livros, “Jumper” e “Reflex”, contam a história de Davy Rice – que descobriu quando jovem que tem a habilidade de se teletransportar (saltar) para qualquer lugar que ele consiga visualizar. Enquanto o primeiro livro mostra a jornada de Davy ao aprender a controlar seus poderes e lidar com as consequências de tal, o segundo livro encontra o personagem 10 anos mais velho, onde ele enfrenta novos desafios e ameaças relacionadas às suas habilidades.

Já “Impulse” e “Exo”, lançados mais tarde, contam a história da próxima geração de Jumpers – focando na filha de DavyCent.

Máquinas Mortais

Máquinas Mortais 2018
Divulgação

Escrito por Philip Reeve e consistindo de quatro títulos, a franquia “Máquinas Mortais” teve sua primeira adaptação para os cinemas lançado em 2018.

Neste mundo criado por Reeve, a humanidade quase teve um fim devido a um conflito nuclear e biológico chamado de “Guerra de Sessenta Minutos”. Agora num mundo pós apocalíptico onde a tecnologia foi praticamente extinta, todos os esforços humanos se voltaram para um único objetivo: fazer suas cidades sobreviverem. E, para isso, elas precisavam se mover. Dessa maneira, foram criadas as Cidades de Tração.

O primeiro livro introduz o mundo em questão enquanto segue Tom Natsworthy, um jovem aprendiz de Londres, e Hester Shaw, uma misteriosa garota com uma vingança pessoal.

Mentes Sombrias

Mentes Sombrias
Divulgação

Escrito por Alexandra Bracken, atualmente a saga “Mentes Sombrias” consiste em quatro livros – sendo que seu último foi lançado como uma sequência que se passa sete anos após os eventos da trilogia principal. O primeiro livro, que leva o nome da franquia, teve uma adaptação cinematográfica lançada em 2018.

Situado em um mundo distópico, onde uma pandemia mortal matou a maioria das crianças americanas e deixou sobreviventes com habilidades super humanas, “Mentes Sombrias” apresenta uma sociedade onde o governo segrega essas crianças remanescentes em cinco categorias: Verde (inteligência aumentada), Azul (habilidades telecinéticas), Amarelo (manipulações elétricas), Vermelho (habilidades de criar e controlar fogo) e Laranja (considerado o grupo mais perigoso, com poderes de controle de mente e manipulação).

A história principal segue Ruby Daly, uma adolescente que é secretamente do grupo Laranja, mas esconde suas habilidades. Quando ela é descoberta pelo governo, a trama evolui para mostrar a protagonista navegando os desafios trazidos pelos seus novos poderes enquanto ela se junta a um grupo de adolescentes que embarcam em uma jornada na procura por liberdade num suposto porto seguro conhecido como East River.

Os Legados de Lorien (Eu Sou o Número Quatro)

Eu Sou o Número 4
Alex Pettyfer as John in “I Am Number Four.”
“I AM NUMBER FOUR” ©DreamWorks II Distribution Co., LLC. ÊAll Rights Reserved.

Escrita por Pittacus Lore (um pseudônimo coletivo dos autores James Frey e Jobie Hughs) , a saga principal de “Os Legados de Lorien” é composta por sete livros – sendo que o primeiro dos títulos, intitulado “Eu Sou o Número Quatro“, ganhou uma adaptação cinematográfica em 2011, estrelada por Alex Pettyfer.

A série literária segue a história de nove jovens alienígenas do planeta Lorien que escapam para a Terra após ter seu planeta natal ter sido destruído por uma outra raça alienígena chamada Mogadorians.

O primeiro livro tem o trabalho de introduzir esse mundo de ficção científica, assim como John Smith, um dos nove jovens que está acompanhado do seu guardião, Henry, enquanto eles estão em um constante ritmo de fuga para escapar dos Mongadorians. Ao tentar se misturar com a população local e viver a vida de um estudante do ensino médio normal, John descobre sua verdadeira identidade e destino – além da importância da sua sobrevivência para o futuro da sua espécie.

Shadowhunters

Shadowhunters
Divulgação

Escrita por Cassandra Clare, a saga literária “Shadowhunters” teve sua primeira adaptação feita inicialmente pela Freeform, em 2016. Cancelada após três temporadas, a série pode ser vista atualmente na Netflix – que adquiriu os direitos globais da adaptação.

A história da série fantasiosa se inicia com Clara Fray, uma adolescente aparentemente normal, cuja vida muda completamente quando ela descobre ser uma “Shadowhunter” – uma raça de humanos que caçam demônios e tem sangue de anjo.

Confira também: 18 filmes de terror que serão lançados em 2024

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.