HomeConteúdo originalComo Prisioneiro de Azkaban mudou o futuro da franquia Harry Potter? Saiba agora!

Como Prisioneiro de Azkaban mudou o futuro da franquia Harry Potter? Saiba agora!

Cena de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Divulgação

Lançado em 2004, o filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban marcou o início de várias mudanças que seriam carregadas para o futuro da franquia – seja em sua trama ou mudanças relacionadas aos bastidores das produções.

Se passando durante o terceiro ano do trio de ouro da Grifinória (Harry, Ron e Hermione) em Hogwarts, a trama do terceiro filme trouxe elementos chave que resultaram no início de uma jornada diferente e certamente mais sombria para o o grupo protagonista.

Acontece que, além dos desafios enfrentados nos dois primeiros anos na Escola de Magia e Bruxaria, agora os perigos do mundo bruxo podem alcançar Harry além dos muros (até então seguros) do castelo: o assassino Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban e todos os fatores indicam que ele está indo atrás do garoto que sobreviveu – independente de onde ele estiver.

Para proteger a escola – e o garoto -, estranhos seres chamados Dementadores são enviados a Hogwarts. Sua habilidade de sugar a energia vital de quem se aproxima deles seria uma grande aliada em defender a escola, se essas criaturas não tivessem um interesse sombrio por Harry que pode piora ainda mais a situação…

- publicidade -

Como Prisioneiro de Azkaban mudou o futuro da franquia Harry Potter

O começo de uma jornada sombria

Dementadores ao redor do castelo de Hogwarts
Divulgação

Se os dois primeiros filmes da franquia Harry Potter tiveram um tom mais leve e trouxeram a magia dos livros para a tela de maneira mais inocente, Prisioneiro de Azkaban apresenta uma mudança de tom significativa em relação ao seu predecessor.

O terceiro ano do trio em Hogwarts trouxe uma série de acontecimentos que mudariam o futuro da história da franquia de maneira significativa e permanente, e, com um tom visivelmente mais sombrio, o filme e livro mostrou que o mundo mágico estava deixando de ser o inocente universo que havia sido apresentado até então.

Mudanças nos bastidores

Alfonso Cuaron no set de filmagens de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Divulgação

O terceiro filme da franquia também marcou a primeira troca de diretores que comandaram as adaptações. Dessa vez, Alfonso Cuarón foi responsável por trazer a história para as telas de cinema e, com isso, o diretor também trouxe mudanças artísticas e visuais para o longa.

- publicidade -

Outra mudança aplicada de maneira mais evidente foi a escolha do cineasta em colocar o trio protagonista com roupas normais – já que, segundo o mesmo, adolescentes dessa idade não passariam o dia todo com os uniformes de Hogwarts -, além de também deixar os alunos se vestirem de maneira mais desleixada (com gravatas tortas, sem o uniforme completo, etc.).

Novas criaturas mágicas

Bicho Papão - Dementador
Divulgação

Já familiarizados com sapos, ratos, gatos, corujas, cobras e aranhas nos filmes, os fãs da franquia foram introduzidos a novas criaturas do mundo mágico durante Prisioneiro de Azkaban.

Com uma presença iminente e marcante, os Dementadores aparecem logo no início do filme, no Expresso de Hogwarts, quando inspecionam o trem em busca de Sirius Black. Considerado uma das criaturas mais aterrorizantes do mundo bruxo, eles são seres fantasmagóricos que se alimentam da felicidade humana e geram sentimentos terríveis de desespero em qualquer pessoa próxima a eles.

Outra criatura mágica introduzida à história são os Hipogrifos. Durante uma aula lecionada por Hagrid, os alunos do terceiro ano são apresentados a um Hipogrifo: uma criatura com bicos afiados, garras de trinta centímetros de comprimento e a capacidade de voar. Considerados orgulhosos, essas feras majestosas podem se tornar perigosas se não tratadas e demonstradas com o devido respeito.

Por fim, ambos alunos e espectadores também se deparam com a existência de Lobisomens no mundo mágico. Normalmente humanos durante o dia, essas criaturas mudam de forma no nascer da lua cheia – quando são transformados física e mentalmente em uma criatura parecida com um lobo e é incontrolavelmente violenta.

Novos personagens

Harry confronta Sirius Black
Divulgação

Assim como seus predecessores, Prisioneiro de Azkaban também tem o trabalho de introduzir novos personagens para o público. Das novas adições, podemos destacar Remus LupinSirius BlackPedro Pettigrew e a Professora Trelawney como nomes que criam um impacto relevante para o futuro da jornada de Harry.

Começando por Sirius Black (o titular “Prisioneiro de Azkaban”), o personagem é inicialmente apresentado como uma ameaça. No entanto, após uma série de reviravoltas, Harry e os espectadores descobrem que Black é, na verdade, parte de um grupo conhecido como Os Marotos – formado por ele, James Potter e mais três colegas quando eles frequentavam Hogwarts.

Considerado culpado pela morte dos pais do menino que sobreviveu e levado injustamente para Azkaban, o personagem vivido por Gary Oldman foi escolhido por James e Lily Potter para ser padrinho de Harry e representa a única família que ele tem. Sirius retorna na franquia em outros títulos como membro da Ordem da Fênix.

Apresentado inicialmente no Expresso de Hogwarts e oficialmente no primeiro dia dos alunos no castelo, Remus Lupin foi convidado por Albus Dumbledore para lecionar Defesa Contra a Arte das Trevas e ensinou a Harry um feitiço poderoso para que o garoto se proteja dos ataques de Dementadores – o que, ao final do filme, salva sua vida e a de Sirius.

Um dos Marotos, o personagem interpretado por David Thewlis é revelado como um Lobisomem e retorna para a franquia no futuro – também parte da Ordem da Fênix.

Introduzida durante a aula de Adivinhação, a Professora Trewlaney também influenciou o futuro da saga de uma maneira diferente: através de profecias. Essa é a primeira vez que os fãs (e os alunos do 3º ano) entraram em contato com a ideia de previsões feitas por videntes no mundo mágico e os Registros de Profecias (objetos de vidro que armazenam as previsões) retornariam na vida de Harry com um importante objetivo.

Finalmente, mais um personagem que foi introduzido à história foi Peter Pettigrew (apelidado como Rabicho). Protagonista da maior reviravolta do filme, os acontecimentos de Prisioneiro de Azkaban e a iminente fuga de Pettigrew coloca em movimento os planos de trazer o grande bruxo das trevas, Lord Voldemort, de volta.

O personagem de Timothy Spall retorna em outros títulos da franquia.

Uma reviravolta que muda tudo

Peter Pettigrew
Divulgação

Protagonista da reviravolta que muda tudo para Harry, nenhum dos protagonistas esperavam que o ratinho inocente de Ron WeasleyPerebas, se revelaria como um dos seguidores mais fiéis de Lord Voldemord.

Peter Pettigrew, ou Rabicho – como é apelidado -, teve sua verdadeira identidade revelada durante Prisioneiro de Azkaban. Após ter o seu envolvimento na morte de Lily e James Potter exposto, Harry decide levar o personagem para o castelo de Hogwarts – onde poderia ser levado à encontro dos Dementadores e enviado para Azkaban, além de servir como prova da inocência de Sirius.

Com uma  série de eventos não planejados que acontecem em uma noite de lua cheia (e trazem a inevitável transformação de Lupin em um Lobisomem), Pettigrew encontra uma chance de escapar e este acontecimento acaba por iniciar os planos para que os Comensais da Morte tragam o Lorde das Trevas de volta à vida.

Objetos mágicos

Harry e Hermione com o Vira-tempo
Divulgação

Com tantos personagens e momentos que marcaram a franquia e impulsionaram a história para novos capítulos, Prisioneiro de Azkaban também foi responsável por introduzir novos objetos mágicos: o Vira-Tempo e o Mapa do Maroto.

Entregue a Harry pelos Gêmeos Weasley, o Mapa do Maroto parece ser, inicialmente, somente um pedaço de pergaminho. Mas com as palavras certas, o objeto revela um mapa completo de Hogwarts e suas dependências – além dos nomes de todos que estão frequentando os espaços delimitados.

Esse objeto mágico, que inicialmente serve apenas para Harry visitar Hogsmead, acaba revelando Peter Pettigrew nas dependências do castelo e muda o rumo da história no momento que a presença do personagem é consolidada.

O Mapa do Maroto volta a ser utilizado no último filme da franquia.

Já o Vira-Tempo – que é apresentado por Hermione no terceiro ato de Prisioneiro de Azkaban – é utilizado quando a jovem bruxa utiliza o objeto para voltar no tempo com Harry a fim de resgatar Sirius Black de sua prisão após a fuga de Pettigrew. O objeto foi utilizado pela garota para assistir a mais aulas durante o ano letivo em Hogwarts e só retornou para o universo bruxo quando mencionado novamente em “A Criança Amaldiçoada” – uma peça escrita por Rowling.

Um feitiço poderoso

Harry Potter conjurando o patrono em Prisioneiro de Azkaban
Divulgação

Por fim, podemos mencionar o feitiço do Patrono (que pode ser conjurado pelas palavras “Expecto Patronum”).

Considerado um feitiço difícil de ser conjurado, o Patrono é utilizado quando um bruxo ou bruxa precisa se proteger dos ataques de um Dementador. Quando lançado com sucesso, o feitiço – que é uma concentração mágica pura e protetora de felicidade e esperança – assume a forma de um animal.

Em Prisioneiro de Azkaban, o feitiço conjurado por Harry é utilizado para salvar o garoto e seu padrinho, Sirius Black, do ataque de diversos dementadores.

O Patrono é mencionado outras vezes nos capítulos subsequentes da franquia, além de servir como mensageiro durante os acontecimentos de Relíquias da Morte – influenciando diretamente nos desdobramentos do último filme.

Confira também: Meu Malvado Favorito: Ordem cronológica da franquia e onde assistir

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

- publicidade -
- Advertisement -spot_img
Amanda Vizagre
Amanda Vizagre
Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.
Últimos Textos
Conteúdo relacionado