MUTO vs Titãs: os nomes dos monstros no universo de Godzilla explicados

Entenda agora as siglas sobre as criaturas gigantes!

Nomes de Muto e Titãs explicados
Divulgação

“MUTO” e “Titãs” são nomes relacionados a monstros gigantes no Monsterverse (Universo dos Montros) – e por associação, Monarch – Legado de Monstros – mas também carregam significados diferentes.

Continua após a publicidade..

Mencionado pela primeira vez no primeiro filme de Godzilla da Legendary, o termo “MUTO” é uma parte importante da tradição Monsterverse. Considerando que o novo programa Godzilla da Apple TV+ se passa após os eventos do filme na linha temporal deste universo, é natural que isso seja relevante mais uma vez.

Embora “MUTO” seja algo dito com frequência, especialmente no primeiro filme, “Titã” é o termo muito mais prevalente no Monsterverse. Desde Godzilla: Rei dos Monstros, sabe-se que o Monsterverse está recheado de Titãs, incluindo Godzilla, Kong, Ghidorah, Mothra e Rodan.

Bem mais de uma dúzia deles estavam em hibernação antes dos eventos do filme. Conforme evidenciado pelo marketing de Monarch – Legado de Monstros, algumas das criaturas que espreitam no Monsterverse estarão disponíveis na nova série Apple TV+. Quanto a serem MUTOs ou Titãs, as definições desses títulos permitem alguma clareza na distinção.

Relacionado: Monarch – Legado de Monstros: A data dos próximos episódios na Apple TV+

Continua após a publicidade..

O que MUTO realmente significa no MonsterVerse de Godzilla e Kong

Godzilla dá o beijo da morte na fêmea MUTO
Divulgação

Conforme explicado em Godzilla de 2014, MUTO é a forma abreviada de Massive Unidentified Terrestrial Organism, que por sua vez em português fica como Organismo Terrestre Massivo Não-Identificado.

Então, de certa forma, é a versão monstruosa do OVNI (Objeto Voador Não Identificado). Usado pelo Monarch, este é um termo genérico que descreve criaturas gigantescas recém-descobertas. Foi por esse motivo que os dois monstros que Godzilla lutou no filme de 2014 eram conhecidos pelos personagens como MUTOs. O título também foi usado para descrever membros adicionais das espécies das duas criaturas no cânone do Monsterverse, incluindo MUTO Prime da história em quadrinhos Godzilla: Awakening e o MUTO do Rei dos Monstros.

No entanto, é importante notar que embora o nome “MUTO” tenha ficado permanentemente ligado a estas criaturas, não é o nome real da sua espécie. Essa ligação só existe porque foi o único título dado a eles no filme.

Continua após a publicidade..

O Monsterverse nunca deu um nome próprio à sua espécie, então a correlação entre “MUTO” e os vilões do filme de 2014 permanece. Naturalmente, o termo não ser exclusivo daquela espécie pode causar alguma confusão, visto que qualquer tipo de monstro que o Monarca descubra seria tecnicamente um MUTO.

Todos os monstros gigantes com nomes no Monsterverse são titãs

Montanha Misteriosa Titã Matusalém em Godzilla Rei dos Monstros
Divulgação

Claro, uma vez que um monstro é oficialmente nomeado pela Monarch, ele não é mais “não identificado”, já que a designação “MUTO” não caberia mais. É aqui que o termo “Titã” entra em jogo; depois que um monstro é nomeado pela Monarch, eles se tornam conhecidos como Titãs, daí porque os nomes científicos da organização para monstros como Godzilla, Rodan e Behemoth são Titanus Gojira, Titanus Rodan e Titanus Behemoth.

Com essas regras em mente, faz sentido que qualquer criatura já no banco de dados da Monarch que apareça em Monarch – Legado de Monstros – ou em qualquer projeto do Monsterverse – seja rotulado como Titã. Uma criatura que eles não conhecem, porém, pode ser temporariamente classificada como MUTO.

Confira também: Pânico VII: Melissa Barrera é demitida após comentários pró-Palestina

Continua após a publicidade..

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Formado em Jornalismo pelo CES/JF, e um amante eterno de filmes, séries, super-heróis, games, HQs e músicas. Dono de outros projetos pela internet, e uma pessoa que tem prazer em escrever sobre todos os temas citados.