O pacto de Poseidon, Zeus e Hades explicado: Por que eles não podem ter filhos em Percy Jackson?

O Pacto dos Três grandes terá grande importância no futuro de Percy Jackson
Divulgação

Aviso! Este artigo contém spoilers dos episódios 1 e 2 de Percy Jackson e os Olimpianos, bem como da série de livros de Percy Jackson.

Continua após a publicidade..

Percy Jackson e os Olimpianos não existiria se o Pacto dos Três Grandes não existisse – um ponto de virada que tem um impacto significativo na série de livros e está provando ter uma presença igualmente importante na adaptação televisiva do Disney+.

Conforme comprovado pela história revelada nos episódios 1 e 2 de Percy Jackson, a primeira temporada da série do Disney+ está cobrindo os eventos do primeiro romance da série de livros Percy Jackson. O mundo dos deuses e monstros gregos de Percy Jackson está ganhando vida em live-action, assim como os principais pontos da trama das histórias do livro.

O elenco de Percy Jackson e os Olimpianos inclui Walker Scobell como Percy Jackson, Leah Sava Jeffries como Annabeth Chase e Aryan Simhadri como Grover Underwood, os três personagens principais da série.

Esses personagens partem em uma missão a partir do final do episódio 2 de Percy Jackson, uma missão que está fortemente ligada aos Três Grandes deuses do universo: Zeus, Poseidon e Hades. Através dos laços com esses deuses, Percy descobre um ponto de virada conhecido como o pacto dos Três Grandes, que tem ramificações ao longo de toda a série de livros e provará ser o mesmo em todas as temporadas de Percy Jackson e os Olimpianos.

Continua após a publicidade..

O pacto dos três grandes de Percy Jackson torna a ascendência de Percy um grande negócio

Walker Scobell como Percy em Percy Jackson e os Olimpianos cortado
Divulgação

Na história original de Percy Jackson e o Ladrão de Raios – o livro no qual a primeira temporada de Percy Jackson se baseia – é revelado que os Três Grandes deuses uma vez fizeram um pacto no final da Segunda Guerra Mundial de que não gerariam mais filhos semideuses.

Tornou-se evidente que os filhos dos Três Grandes estavam se tornando muito poderosos, forçando os irmãos a renunciar aos filhos dos mortais. No entanto, visto que Percy é filho de Poseidon em Percy Jackson e os Olimpianos, foi revelado que o deus do mar quebrou o juramento que fez décadas antes.

Sally Jackson – mãe de Percy – deu à luz ele em 18 de agosto de 1993, nos livros, com Poseidon sabendo que deveria manter a existência de seu filho em segredo. Infelizmente para ele, o segredo duraria apenas 12 anos.

Continua após a publicidade..

A presença de Percy convidou monstros para atacá-lo, o que o levou ao Acampamento Meio-Sangue, um centro de treinamento de semideuses gregos em Long Island. Enquanto estava lá, Poseidon não teve escolha senão reivindicá-lo como seu filho, revelando o segredo de que Poseidon gerou um filho proibido.

Por que Zeus, Poseidon e Hades fizeram o pacto dos Três Grandes

Os intérpretes de Zeus, Percy Jackson e Poseidon
Divulgação

Como os mais poderosos dos deuses gregos, Zeus, Poseidon e Hades geraram mestiços formidáveis, o que era perigoso apenas por esse motivo no mundo de Percy Jackson e dos Olimpianos.

No entanto, na década de 1940, o Oráculo de Delfos também proferiu uma profecia que afirmava que o próximo filho dos Três Grandes salvaria ou destruiria o Olimpo quando completasse 16 anos. Para evitar as consequências negativas desta profecia, Zeus, Poseidon e Hades formaram o Pacto dos Três Grandes. Se eles não tivessem filhos, a profecia nunca se tornaria realidade.

Todos os três deuses quebraram seu juramento nos livros de Percy Jackson e os Olimpianos

Walker Skobell como Percy Jackson no programa de TV da Disney
Divulgação
Continua após a publicidade..

De certa forma, todos os três deuses quebraram o Pacto dos Três Grandes na série de livros Percy Jackson e os Olimpianos. Poseidon teve Percy, e Zeus teve Thalia Grace, que foi transformada em um pinheiro por seu pai depois que Hades enviou monstros do submundo atrás dela quando soube de sua existência.

O pinheiro protegeu as fronteiras do Acampamento Meio-Sangue até que o Velocino de Ouro agarrou Thalia e a trouxe de volta à vida no final de O Mar de Monstros. Enquanto isso, Hades já tinha dois filhos – Bianca e Nico di Angelo – com menos de 16 anos quando fez o pacto com os irmãos.

Quando Zeus soube de Bianca e Nico na década de 1940, ele tentou matá-los e à mãe deles, Maria, mas só conseguiu acabar com a vida de Maria. Hades salvou Bianca e Nico e os escondeu no Lotus Hotel & Casino, onde o tempo funcionava de forma um pouco diferente.

Quando Poseidon reivindicou Percy como seu filho em O Ladrão de Raios, ele era o único filho dos Três Grandes que estava vivo. Como tal, presumia-se que Percy seria quem cumpriria a Grande Profecia se não morresse antes de completar 16 anos, algo que se tornou mais complexo com o renascimento de Thalia e o ressurgimento de Di Angelo.

Percy Jackson e os Olimpianos deixam de fora as principais implicações do pacto na Segunda Guerra Mundial

Imagem editada de Percy Jackson parecendo chocado com Grover ao fundo do show dos Olimpianos
Divulgação

Curiosamente, a exploração do pacto dos Três Grandes nos episódios 1 e 2 de Percy Jackson e os Olimpianos deixa de fora as implicações da história na Segunda Guerra Mundial. A série de livros explica que a Segunda Guerra Mundial foi uma guerra entre os filhos de Zeus e Poseidon de um lado (os Aliados) e os descendentes de Hades do outro (o Eixo). Como forma de evitar a Grande Profecia e de outro conflito mundial liderado por seus filhos, Zeus, Poseidon e Hades criaram o pacto dos Três Grandes.

As implicações do pacto dos Três Grandes na Segunda Guerra Mundial provavelmente serão abordadas na terceira temporada de Percy Jackson, quando Nico e Bianca di Angelo – os filhos de Hades – se tornarem conhecidos por Percy.

Até agora, no programa Disney+ de Percy Jackson e dos Olimpianos, as implicações do pacto das Três Grandes na Segunda Guerra Mundial não foram ditas.

Da mesma forma, a Grande Profecia ainda não foi mencionada, deixando espaço para uma maior exploração dos Três Grandes e do seu voto de não gerar mais filhos. Isso provavelmente será explorado em temporadas futuras, à medida que a ideia da Grande Profecia se tornar mais prevalente e outros filhos proibidos dos Três Grandes se revelarem.

Por que crianças proibidas como Percy são mais visadas por criaturas míticas do que por outros semideuses

Percy Jackson com sua espada e escudo entre uma Ninfa da Floresta e uma Fúria
Divulgação

Outro aspecto dos filhos dos Três Grandes que o episódio 2 de Percy Jackson e os Olimpianos explora é que eles são mais alvo de monstros do que de outros semideuses. A razão para isso é o poder que eles emanam.

Qualquer filho dos deuses, não importa sua ascendência, atrai monstros devido ao seu poder de semideus. No entanto, os filhos dos Três Grandes são significativamente mais poderosos do que outros meio-sangues, o que significa que são alvos mais intensos dos monstros de Percy Jackson e do universo dos Olimpianos.

Confira também: O sucesso de Percy Jackson é um bom sinal para outra nova adaptação do Disney+

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Formado em Jornalismo pelo CES/JF, e um amante eterno de filmes, séries, super-heróis, games, HQs e músicas. Dono de outros projetos pela internet, e uma pessoa que tem prazer em escrever sobre todos os temas citados.