O que é uma Nereida? Saiba mais sobre o mensageiro de Poseidon que aparece no episódio de Percy Jackson!

O que é uma Nereida?
Divulgação

Aviso! Este artigo contém spoilers de Percy Jackson e os Olimpianos, temporada 1, episódio 4!

Continua após a publicidade..

Já disponível para exibição no Disney+, o quarto episódio da série Percy Jackson e os Olimpianos apresentou aos fãs mais uma criatura mitológica: as Nereidas!

Após ter sua viagem para Los Angeles interrompida por mais um monstro que está atrás deles, o trio protagonista PercyAnnabethGrover acabam por se encontrar em St. Louis, onde eles enfrentam a Quimera. No entanto, debilitado após receber um ferrão do monstro, Percy não tem forças para derrotar a criatura grega e acaba caindo do topo do Arco de St. Louis.

É nesse momento que o filho de Poseidon cai no rio do Mississippi (que pode ser visto do topo do monumento onde o garoto estava). Esse fato só é possibilitado pela ajuda de uma Nereida.

Mas afinal, o que é uma Nereida e qual sua ligação com Poseidon?

Ilustração de Nereidas - Wiki Percy Jackson
Divulgação

Segundo a mitologia grega, Nereidas são ninfas e deusas menores do mar que simbolizam a beleza e a bondade do mar. Irmãs das Dríades (ninfas das florestas), as mesmas são descritas no mito do mundo real como matronas dos marinheiros e pescadores, muitas vezes vindo ao auxílio daqueles que se encontram em perigo quando estão no mar.

Continua após a publicidade..

No total, há registro de 50 Nereidas na mitologia grega, embora algumas fossem mais conhecidas que outras – como Thetis, mãe de Aquiles. Outro nome de destaque foi Afitrite, rainha do mar e esposa de Poseidon – que também foi a única deusa que aparece brevemente em uma cena dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos, em “O Último dos Olimpianos”.

Outras Nereidas mostradas na saga são utilizadas como mensageiras de Poseidon, como foi mostrado no final do episódio 4.

Qual a ligação de Percy com as Nereidas?

Nova imagem oficial de Percy Jackson e os Olimpianos
Divulgação

Explicado com mais detalhes nos livros escritor por Rick Riordan, as Nereidas estiveram presentes na vida de Percy desde que o garoto era mais novo (mesmo sem ele saber).

Continua após a publicidade..

Filho de Poseidon, o menino é considerado uma criança proibida – o que o torna raro entre os semideuses – e, por conta disso, as criaturas mitológicas cuidavam dele desde cedo quando ele e Sally Jackson, sua mãe, visitavam Montauk.

As Nereidas vão voltar a aparecer em Percy Jackson?

Percy Jackson (Walker Scobell) and Poseidon (Toby Stephens) in front of Poseidon
Divulgação

Apesar de ter aparecido somente no final episódio 4, a misteriosa deusa do mar apresentada na série diz para Percy viajar até Santa Mônica – lugar onde ele encontra outra Nereida no primeiro livro da saga.

Com o garoto seguindo nessa direção, há uma grande possibilidade que os fãs voltem a ver as deusas do mar na série do Disney+ e, assim, a relação entre o filho de Poseidon e as mensageiras de Poseidon pode voltar a ser explorada de maneira mais aprofundada nos próximos episódios da adaptação.

Confira também: Quem é Quimera? Saiba mais sobre o monstro que aparece no episódio 4 de Percy Jackson!

Continua após a publicidade..

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.