Obi-Wan Kenobi: Onde a série se encaixa na linha temporal de Star Wars?

Imagem promocional de Obi-Wan Kenobi
Divulgação

Após diversas notícias ao longo dos últimos meses, e com a expectativa do público em alta, a série Obi-Wan Kenobi foi lançada na última sexta-feia, 27 de maio, pelo Disney+. E com isso, o assunto sobre onde a mesma se encaixa na linha temporal de Star Wars voltou a ganhar destaque mesmo que pareça estar bem claro.

Continua após a publicidade..

Afinal, onde Obi-Wan Kenobi se encaixa na linha temporal de Star Wars?

Como já vem sendo destacando semanas antes do lançamento através da sinopse oficial, a série Obi-Wan Kenobi é ambientada 10 anos após os eventos de Star Wars: A Vingança dos Sith. Ou seja, não é um caso muito difícil de ser encaixado na linha temporal da franquia.

Além disso, como é mostrado desde o material promocional, e reforçado ao longo dos dois primeiros episódios, os personagens Luke e Leia estão justamente com os seus 10 anos de idade. A trama inicial, inclusive, envolve o fato de que Obi-Wan tem que deixar o seu esconderijo em Tatooine para resgatar uma jovem Leia Organa que foi sequestrada.

Tendo este cenário então estabelecido, podemos ainda concluir que Obi-Wan Kenobi é ainda ambientada 9 anos antes dos acontecimentos de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, filme lançado em 1977 que foi responsável pelo início da franquia e que também mostrou o encontro de Luke Skywalker e Leia Organa pela primeira vez.

Um império em alta com a presença dos Inquisidores

Grande Inquisidor Obi-Wan
Divulgação

Com a trama de Obi-Wan Kenobi sendo ambientada entre os filmes A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, desde o início então fica claro que o Império está no auge do seu poder. Entretanto, inicialmente as figuras que são mostradas como os caçadores e Jedi e representantes deste poder nos dois primeiros episódios são Os Inquisodores.

Continua após a publicidade..

Como a Vingança dos Sith mostrou, a maior parte da Ordem Jedi foi executada pelos soldados clones do Grande Exército seguindo as ordens de Palpatine. Ainda assim, algumas pessoas sensíveis à Força sobreviveram ao expurgo e viveram na clandestinidade, escondendo suas verdadeiras identidades e poderes. Para caçar todos os Jedi restantes, o Império Galáctico instituiu uma organização chamada Inquisidores.

Todos os Inquisidores são agentes sensíveis à Força que juraram fidelidade ao Imperador Galáctico e Darth Vader. O Grande Inquisidor liderou esta organização, enquanto os membros restantes se identificaram como Irmãos e Irmãs. Os sabres de luz duplos de cor carmesim que eles empunham são a razão de seu apelido, “Lâminas Vermelhas”.

Os Inquisidores fizeram sua primeira aparição no universo Star Wars em 2014 em Star Wars Rebels: Spark of Rebellion. A organização desempenhou um papel fundamental nos eventos da série animada Star Wars: Rebels. Ainda assim, suas maiores motivações só foram explorados nos quadrinhos de Darth Vader até agora.

Continua após a publicidade..
Terceira Irmã em Obi-Wan Kenobi
Divulgação

Obi-Wan Kenobi apresenta o Grande Inquisidor (Rupert Friend), o Quinto Irmão (Sung Kang) e a Terceira Irmã (Moses Ingram) enquanto procuram por qualquer Jedi sobrevivente em Tatooine. O verdadeiro nome da Terceira Irmã é Reva, e ela está claramente obcecada em encontrar Kenobi e entregá-lo a Darth Vader.

Depois que o teimoso Owen Lars (Joel Edgerton) – também conhecido como tio agricultor de Luke Skywalker – se recusa a revelar o paradeiro do Jedi, o Inquisidores deixam Tatooine. Ainda assim, Reva eventualmente força Kenobi a deixar seu esconderijo depois de sequestrar Leia Skywalker e levá-la para o planeta Daiyu. É neste momento entã que o mestre Jedi teve um breve confronto com seus inimigos e conseguiu salvar a jovem princesa.

Embora o Grande Inquisidor seja o líder da organização, não é incomum ver os Inquisidores se rebelando contra a autoridade. Nos quadrinhos, até Darth Vader teve que colocar alguns membros desobedientes em seu lugar. O fato de serem tão liberais em adotar maneiras enganosas os levou a trair uns aos outros com frequência.

Continua após a publicidade..

A própria Reva parece tolerar muito pouco a autoridade do Grande Inquisidor, e ela o esfaqueia assim que ele pede que ela pare de perseguir Kenobi. As incontáveis ​​traições provavelmente são o motivo pelo qual a organização não durou muito. Sua fundação remonta a 19 ABY, mas o Imperador a desmantelou antes dos eventos de Rogue One em 0 ABY.

Confira o trailer da série:

Sobre a minissérie Obi-Wan Kenobi

Além de Ewan McGregor como Obi-Wan e Hayden Christensen como Anakin Skywalker / Darth Vader, o elenco da série também é formado por Moses Ingram, Joel Edgerton, Bonnie Piesse, Kumail Nanjiani, Indira Varma, Rupert Friend, O’Shea Jackson Jr., Sung Kang, Maya Erskine, Simone Kessell e Benny Safdie.

Detalhes sobre a maioria dos personagens seguem sendo mantidas em segredo, mas é válido citar que Edgerton interpretou a versão mais jovem do agricultor de umidade e meio-irmão de Anakin Skywalker, Owen Lars, em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith. Owen é um grande jogador discreto em Star Wars porque ele não é apenas meio-irmão de Anakin, ele também é o guardião do filho de Anakin, Luke Skywalker, quando Obi-Wan Kenobi traz Luke para a casa de Owen em Tattooine.

Inicialmente a ideia da Disney e Lucasfilm eram de realizar um filme solo do personagem Obi-Wan Kenobi, mas após a reformulação dos planos da empresa o mesmo acabou sendo alterado para o desenvolvimento de uma minissérie.

Deborah Chow (The Mandalorian, Fear the Walking Dead) será a responsável pela direção. Joby Harold (Rei Arthur: A Lenda da Espada) foi contratado pela Disney e Lucasfilm para trabalhar no desenvolvimento da série, assumindo assim a função que anteriormente foi de Hossein Amini.

Todos os episódios lançados de Obi-Wan Kenobi já estão disponíveis no Disney+.

Leia também: Obi-Wan Kenobi: A data dos próximos episódios no Disney+

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Links

Formado em Jornalismo pelo CES/JF, e um amante eterno de filmes, séries, super-heróis, games, HQs e músicas. Dono de outros projetos pela internet, e uma pessoa que tem prazer em escrever sobre todos os temas citados.