Qual o significado de “Maia”? Saiba mais sobre o comando que faz os sapatos de Luke voarem em Percy Jackson

Luke com os sapatos alados que obedecem ao comando Maia e Hermes com seu uniforme de carteiro no episódio 3 de Percy Jackson
Divulgação

AVISO! Este artigo contém spoilers de Percy Jackson e os Olimpianos, temporada 1, episódio 3!

Continua após a publicidade..

Lançado no dia 26 de dezembro de 2023, o episódio 3 de Percy Jackson mostrou o personagem protagonista embarcando em sua missão para recuperar o raio mestre de Zeus ao lado de Annabeth e Grover. Ainda assim, mais uma vez tivemoz espaço para a apresentação de objetos mágicos.

Durante este capítulo em questão Luke Castellan dá a Percy um par de sapatos que criam asas quando ele diz “Maia”, o que tem um significado mais profundo relacionado a Hermes em Percy Jackson e os Olimpianos.

Enquanto Percy parte em sua busca, o filho semideus de Hermes, Luke, presenteia-o com um par de sapatos mágicos disfarçados como um par de tênis Converse vermelhos. , o que pode fazer o usuário voar. Os sapatos de Luke são apenas um dos muitos itens mágicos da série TV Percy Jackson que o personagem de Walker Scobell encontra em sua busca, que também inclui o chapéu de Annabeth (presenteado por sua mãe, Atena) e a sua espada disfarçada de caneta de Percy.

Continua após a publicidade..

Os sapatos voadores são úteis para Percy, Annabeth e Grover enquanto eles enfrentam a Medusa (Jessica Parker Kennedy). Quando Medusa os caça na caverna cheia de estátuas, Grover calça os sapatos de Luke e usa o comando “Maia” para se lançar no ar e distrair a górgona.

O episódio 3 de Percy Jackson não será a última vez que os sapatos alados de Luke desempenham um papel importante na busca do jovem trio, com o significado por trás do comando dos sapatos “Maia” também tendo uma conexão significativa com as próximas reviravoltas e temas da série.

Maia é o nome da mãe de Hermes na mitologia grega

Lin Manuel Miranda como Hermes em Percy Jackson
Divulgação

Embora Luke não explique esse detalhe ao dar os sapatos a Percy, o significado por trás do comando para fazê-los voar, que é Maia, é o nome da mãe de Hermes na mitologia grega.

Continua após a publicidade..

Hermes costuma presentear seus alegados filhos com sapatos alados e escolheu “Maia” como comando para homenagear sua mãe e, portanto, a avó de seus filhos. Apropriadamente para seu relacionamento com Hermes, Maia também é uma palavra grega relacionada à mãe, usada para homenagear mulheres mais velhas.

Ao fazer os sapatos voarem ao som da palavra “Maia”, a magia de Hermes parece ser uma forma simbólica de fazer sua mãe ajudar seus filhos a atravessar o céu, já que Maia era uma navegadora notavelmente associada ao céu noturno.

A homenagem de Hermes à sua mãe destaca as críticas de Percy Jackson à hipocrisia dos deuses

Capa do livro O Ladrão de Raios com Percy e Hermes no show de Percy Jackson da Disney
Divulgação

Após breves referências ao deus grego dos mensageiros, viajantes e ladrões por Lucas no episódio 2, o Hermes de Lin-Manuel Miranda faz sua primeira aparição no final do episódio 3 de Percy Jackson.

Continua após a publicidade..

Mesmo com humor e simpatia, ainda é difícil ignorar seus defeitos em abandonar e “ignorar” Luke e seus outros filhos, independentemente de ele querer ou não. A representação dos deuses gregos da primeira temporada de Percy Jackson destaca seu desrespeito pelos filhos e como isso afeta negativamente os jovens semideuses, que reverenciam seus pais, mas recebem pouco ou nenhum contato ou apoio deles durante sua educação.

Hermes dando a todos os seus filhos sapatos alados que homenageiam sua própria mãe e o amor que ele tem por ela destaca assim a hipocrisia dos deuses gregos. Hermes transmitindo o legado de sua mãe aos filhos por meio do comando dos sapatos é um lembrete de que embora Hermes tenha conhecido Maia por ambos serem imortais, ele tem apenas um relacionamento superficial e desconectado com seus próprios filhos.

O comando “Maia” indica que Hermes valoriza sua família e sua mãe por criá-lo, mas o papel de Luke em Percy Jackson e os Olimpianos contraria essa noção através da ausência de Hermes como pai.

Confira também: Percy Jackson: Quem é quem na série do Disney+

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Formado em Jornalismo pelo CES/JF, e um amante eterno de filmes, séries, super-heróis, games, HQs e músicas. Dono de outros projetos pela internet, e uma pessoa que tem prazer em escrever sobre todos os temas citados.