Quem são os Maiar? Conheça os Istari e outros personagens de O Senhor dos Anéis

O estranho é um Istari e maiar em O Senhor dos Anéis
Divulgação

Após semanas tendo novos episódiso lançados pelo Amazon Prime Video, a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder teve a sua 1ª temporada finalizada. E no meio de tantos arcos, a presença dos Maiar acabou se mostrando extremamente importante para a sua trama.

Continua após a publicidade..

Quem são os Maiar em O Senhor dos Anéis? 

A partir do pensamento de Eru Ilúvatar, o Único, surgiram os espíritos divinos chamados de Ainur. Os Ainur inspiraram Eru com sua Música, e com a Visão de Eru sobre essa canção foi possível a criação do universo, chamado de Eä. Os Ainur entraram em Eä para tornar concreta a Visão e criar um lar para os Filhos de Ilúvatar (elfos e homens), chamando-o de Arda. Os Ainur vieram para Arda em forma dos Valar, os Grandes, e dos Maiar, menos poderosos.

Os Maiar são sempre associados a um ou mais Valar, servindo-os e auxiliando no papel de governar Arda. Seu número é desconhecido, e apenas alguns apareceram de forma vísivel como elfos e homens.

A atuação dos Maiar na história da Terra Média e suas guerras está presente em todas as Eras, e alguns deles são muito conhecidos por estarem retratados em O Senhor dos Anéis e em O Hobbit, como Gandalf e Sauron.

Continua após a publicidade..

Eönwë e Ilmarë

Um dos líderes dos Maiar, Eönwë era o porta estandarte e arauto do Vala Manwë, que segundo Tolkien em O Silmarillion “(…) cujo poder em armas ninguém supera em Arda.” Durante a Segunda Era, Eönwe deu aos Edain (Homens da Primeira Era) sabedoria, conhecimentos, poder e maior tempo de vida, e assim surgiram os Homens de Númenor que vemos em Os Anéis de Poder.

Ilmarë era a criada de Varda, rainha dos Valar, e junto com Eönwë liderava os Maiar.

Ossë e Uinen

Senhor e Senhora dos mares que banham a Terra Média, Ossë e Uinen foram Maiar vassalos de Ulmo, Rei dos Mares e um dos Vala mais poderosos junto com Manwë e Varda. Uinen era esposa de Ossë, e eram os mais conhecidos entre os Filhos de Ilúvatar. Ossë é amante das tempestades e dos ventos e traz tormenta aos mares mesmo sem a vontade de Ulmo.

Continua após a publicidade..

Os númenorianos sentiam reverência por Uinen igualmente aos Valar, pois Uinen era amante de todas as criaturas que habitam as águas e acalmava a ira de Ossë, protegendo os marinheiros de tempestades. Na criação de Arda, Melkor tentou corromper Ossë prometendo-lhe o poder de Ulmo, mas Uinen interveio acalmando-o e assim o Senhor dos Mares foi perdoado pelo Vala.

Mairon e os Balrogs

Balrogs também são maiar
Divulgação

Mairon foi um Maia associado a Aulë que foi criado por Eru ainda antes da Música dos Ainur, e foi um dos mais poderosos Maiar e um dos primeiros a irem para Eä. Era um grande estudioso e apaixonado pela ordem, e seu amor por ela se tornou uma obssessão e a única coisa que deveria importar.

Assim ele se tornou seguidor de Melkor, ou Morgoth, e ganhou o nome de Sauron, ou Gorthaur para os Sindar, e desde o início de Arda Sauron é inimigo dos Valar e dos Maiar. Outros Maiar foram corrompidos por Morgorth e se tornaram os chamados Balrogs, adotando formas de demônios envoltos em sombras e fogo.

Continua após a publicidade..

Mesmo após a queda de Morgoth, Sauron continuou a seguir seus ideais e apareceu sob diversos nomes e formas ao longo das Eras para cumprir seu propósito. Em Os Anéis de Poder, Sauron seduz os elfos de Eregion e dá início à forja dos Anéis e do Um Anel, e começa a guerra pelo domínio da Terra Média.

Melian

Melian foi uma Maia associada a Vána, Vala que cuidava da natureza da Terra Média, e Estë, Vala esposa de Irmo que curava qualquer ferida ou dor. Melian habitava Lórien e amava as árvores, e possuía a voz mais bela de todas, que encantava tudo e todos com sua música. Sua voz ensinou os rouxinóis a cantar, e quando chegou na Terra Média trouxe junto a si a melodia de seu canto e dos pássaros.

O Rei de Doriath, Thingol, também conhecido como Elwë, se apaixonou por Melian após ouvir sua voz, e assim ela se tornou Rainha de Doriath, e foi a única Ainur a se relacionar com um dos Filhos de Ilúvatar. Da sua união veio a mais bela Filha de Ilúvatar, Lúthien, que se casou com um homem, Beren, e assim o sangue Maiar de Melian foi passado aos elfos e aos homens.

Em Doriath, Melian passou à Galadriel todos os ensimentos que Yavanna, Rainha da Terta, havia transmitido. Após a morte de Thingol e a perda de Lúthien, Melian voltou para Valinor e com sua ausência, as terras de Doriath ficaram sem proteção e foi o início da sua ruína.

Os Istari (Ou Istar de acordo com a série)

Os Istari são os magos de O Senhor dos Anéis
Divulgação

Os Istari, ou Magos, foram cinco Maiar enviados no corpo de homens pelos Valar à Terra Média na Terceira Era para ajudar na guerra contra Sauron.

Curumo, vassalo de Aulë, veio como Saruman; Olórin, o mais sábio dos Maiar e amante de todos os Filhos de Ilúvatar, vassalo de Manwë e Varda, veio como Gandalf; e Aiwendil, da Vala Yavanna e relacionado com todos os animais, veio como Radagast. Vieram também Alatar e Pallando, conhecidos como os Magos Azuis, e foram enviados ainda na Segunda Era para combater Sauron no Leste e no Sul da Terra Média.

Em Valinor, foi criado um Conselho dos Magos com o objetivo de impedir que os povos da Terra Média fossem corrompidos por Sauron, e cada um dos magos passou a usar roupas de uma cor específica, sendo os nomes de Gandalf, o Cinzento e Saruman, o Branco ligados a essa designação.

Como aparentavam ser homens comuns, poucos sabiam que os Istari eram na verdade Maiar, e pelo mesmo motivo conseguiam sentir todos os sentimentos e sensações características aos homens, o que fez com que Saruman fosse atraído pelo poder do Um Anel e fosse corrompido por Sauron.

Após a derrota de Sauron, o Conselho teve seu fim e a missão dos Istari na Terra Média concluída, não sendo mais necessário permanecerem como homens.

Tilion

Maia caçador vassalo de Oromë, Tilion guiava a Lua e amava tudo que era prata. De espírito rebelde, não seguia sempre a vontade dos Valar e por isso a Lua subia ao céu junto com o Sol algumas vezes. Tilion era encantado pela Maia Arien, a guia do Sol, mas não podia chegar perto dela sem se queimar.

Outros Maiar

  • Balrogs: Ruína de Durin, derrotado por Gandalf em Moria; Gothmog, lorde dos Balrogs.
  • Salmar: criou a Ulumúri, instrumento musical tocado por Ulmo que produzia os sons do oceano.

Confira também: O Senhor dos Anéis 2ª temporada já está confirmada! Confira o que sabemos

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.