Por que o Mapa do Maroto foi criado? Saiba mais sobre o objeto mágico de Harry Potter!

Harry sentado em sua cama nos dormitórios da Grifinória com o Mapa do Maroto
Divulgação

Talvez um dos objetos mágicos mais conhecidos pelos fãs da franquia Harry Potter, o Mapa do Maroto pode parecer um pedaço de pergaminho velho por fora, mas com as palavras certas se revela como um mapa do Castelo de Hogwarts e suas dependências – dando a seu detentor a possibilidade de ver não somente passagens secretas, mas também rastrear qualquer pessoa que esteja no castelo.

Continua após a publicidade..

Introduzido no terceiro filme da franquia, intitulado Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, o objeto foi dado a Harry como um presente quando ele não conseguiu se juntar a seus colegas em um passeio da escola para a Vila de Hogsmeade. Dessa maneira, o Mapa do Maroto foi entregue para o garoto de 13 anos pelos gêmeos Fred George Weasley para que o menino pudesse utilizar a passagem secreta da loja Dedos de Mel para se juntar a seus amigos em Hogsmeade.

Mas afinal, por que o Mapa do Maroto foi criado?

“Eu juro solenemente não fazer nada de bom.”

mapa do maroto sendo revelado

Continua após a publicidade..

Origem

Creditado em sua introdução aos pseudônimos Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas, o Mapa do Maroto foi inventado como uma maneira de permitir que seus criadores pudessem vagar pelo Castelo de Hogwarts e suas dependências sem levantarem suspeitas ou serem detectados. Mas se engana quem acha que o objeto mágico foi feito somente com a intenção de ajudar jovens bruxos a quebrar algumas regras da Escola de Magia e Bruxaria sem motivo algum…

Criado pelos Marotos – grupo formado por James Potter, Sirius Black, Peter Pettigrew e Remus Lupin -, a ideia e necessidade da existência do mapa encantado surgiu após o grupo de melhores amigos descobrirem a condição de Lupin: sua licantropia. Acontece que, antes da invenção da Porção Wolfsane, o garoto era obrigado a passar por uma transformação dolorosa a cada noite de lua cheia, se tornando um lobisomem.

Os Marotos
Divulgação

Fazendo de tudo em seu alcance para tornar as transformações noturnas de Lupin em uma experiência menos solitária e dolorosa, os três garotos também aprenderam a se tornarem Animagos – bruxos capazes de se transformar voluntariamente em animais sem o uso de uma varinha – para fazer companhia ao seu amigo sem que fossem detectados. Sirius, Peter e James adquiriram, então, a capacidade de se tornarem um cachorro, um rato e um veado, respectivamente.

Continua após a publicidade..

Habilidades dominadas e ideia posta em prática, o grupo explorou os terrenos do castelo à noite em suas formas animais sem serem detectados – o que os permitiu registrar as dependências de Hogwarts no Mapa do Maroto. Já o interior do castelo foi mapeado ao longo do tempo com a ajuda da Capa de Invisibilidade, que pertencia a James na época.

Como o Mapa do Maroto funciona

Nenhum estudante comum de Hogwarts seria capaz de criar o Mapa do Maroto e o simples fato que quatro jovens bruxos conseguiram tal façanha é testemunho de suas incríveis habilidades com magia avançada – o simples fato do mapa funcionar já era considerável um feito impressionante.

O Mapa do Maroto nas mãos de Harry
Divulgação

Mapeando o castelo e todas suas dependências, o objeto mágico mostra cada sala de aula, corredor, canto e até mesmo passagens secretas de Hogwarts. Além disso, o pergaminho enfeitiçado dá a seu detentor a capacidade de rastrear qualquer pessoa que está em Hogwarts – incluindo fantasmas ou qualquer um que ousasse utilizar-se de capas de invisibilidade, poções ou amuletos que tentassem esconder sua presença.

Continua após a publicidade..

Isso tudo só é possível por conta Feitiço Homonculos e não é a única coisa que o mapa consegue fazer!

O encantamento também permitiu que seus criadores repelissem para sempre a curiosidade de qualquer um que tentasse ler o pergaminho – em especial Severus Snape, que era considerado um inimigo do grupo na época em que estudavam juntos e foi insultado pelo mapa quando tentou lê-lo em Prisioneiro de Azkaban.

Cena de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - Harry e Severus Snape com o mapa do maroto
Divulgação

Agora que você já sabe a origem do Mapa do Maroto e como ele funciona, não esqueça de dizer…

“Malfeito feito.”

Confira também: Como Prisioneiro de Azkaban mudou o futuro da franquia Harry Potter? Saiba agora!

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.