Todos os filmes da franquia Jurassic Park e Jurassic World, do melhor para o pior

Imagem do filme Jurassic Park
Divulgação

Sendo uma franquia revolucionária em Hollywood ao combinar efeitos práticos e efeitos especiais, Jurassic Park chegou aos cinemas pela primeira vez em 1993 e integrou a lista de filmes dirigidos por Steven Spielberg que mudaram a forma em que os espectadores embarcavam em diferentes narrativas de ficção científica. Reapresentadas ao público mais jovem com o filme Jurassic World, em 2015, a saga que traz os dinossauros de volta à vida estão entre as favoritas de muitos fãs.

Continua após a publicidade..

Dessa maneira, se você quer embarcar nessa jornada, aqui estão todos os filmes da franquia e onde assistir cada um dos títulos – organizados do melhor para o pior.

Todos os filmes da franquia Jurassic Park e Jurassic World, do melhor para o pior

1 | Jurassic Park (1993) – 91% de aprovação da crítica

Imagem do filme Jurassic Park (1993)
Divulgação

Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Onde assistir: Prime Video, Netflix, Star+, GloboPlay

Continua após a publicidade..

2 | Jurassic World (2015) – 71% de aprovação da crítica

Imagem do filme Jurassic World (2015)
Divulgação

O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, logo se tornando uma grande ameaça para a existência humana.

Onde assistir: Prime Video, Netflix, Star+, GloboPlay

3 | O Mundo Perdido – Jurassic Park (1997) – 54% de aprovação da crítica

Imagem do filme O Mundo Perdido - Jurassic Park (1997)
Divulgação

Quatro anos após o fechamento do empreendimento da Ilha de Nublar, o Jurassic Park, um inigualável parque onde vários tipos de dinossauros deveriam conviver de forma pacífica, o magnata (Richard Attenborough) responsável pelo projeto descobre que no “sítio B”, local onde os dinossauros foram criados, ainda restava algumas espécies vivas.

Continua após a publicidade..

Visto isso, resolve enviar uma equipe para verificar as condições de montar um novo parque, sem cometer os erros antigos e, para isso, convoca um dos seus antigos cientístas (Jeff Goldblum) que condenou o parque. Mas, como sabia que ele recusaria sua oferta, envia antes sua namorada (Julianne Moore), também pesquisadora, que estava empolgada pela idéia de poder de provar sua teoria sobre alguns dinossauros.

O cientista, sem opção, resolve salvar sua namorada e segue para a ilha, mas coincidentemente um outro grupo comandado pelo sobrinho do magnata chega região, com o intuito de capturar os animais. No entanto nada sai como o planejado e os dois grupos perdem seus equipamentos de comunicação, mas a situação fica realmente crítica quando os animais começam a reagir contra a presença humana. Assim, o terror logo se espalha e ambos os grupos passam a lutar por suas vidas.

Onde assistir: Prime Video, Star+, GloboPlay

4 | Jurassic Park III (2001) – 49% de aprovação da crítica

Imagem do filme Jurassic Park III (2001)
Divulgação
Continua após a publicidade..

Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com dinossauros vivos, o Dr. Alan Grant (Sam Neill) continua dedicando sua vida a estudá-los e desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência dos velociraptors.

Desesperado em busca de fundos para dar prosseguimento à sua pesquisa, ele aceita a oferta de Paul (William H. Macy) e Amanda Kirby (Téa Leoni), dois milionários que desejam fazer uma excursão aérea na Ilha Sorna e que querem contratá-lo para acompanhá-los. Porém, durante a viagem o Dr. Alan Grant descobre a verdadeira intenção dos Kirby, que é descer até a Ilha Sorna para procurar seu filho, que desapareceu no local em uma expedição ocorrida 8 semanas antes.

Apesar da oposição de Grant, eles pousam na ilha e acabam sendo atacados por uma nova espécie de dinossauro, maior e mais feroz que o tiranossauro rex.

Onde assistir: Prime Video, Star+, GloboPlay

5 | Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) – 46% de aprovação da crítica

Imagem do filme Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)
Divulgação

Em Jurassic World: Reino Ameaçado, três anos após o fechamento do Jurassic Park, um vulcão prestes a entrar em erupção põe em risco a vida na ilha Nublar. No local não há mais qualquer presença humana, com os dinossauros vivendo livremente. Diante da situação, é preciso tomar uma decisão: deve-se retornar à ilha para salvar os animais ou abandoná-los para uma nova extinção? Decidida a resgatá-los, Claire (Bryce Dallas Howard) convoca Owen (Chris Pratt) a retornar à ilha com ela.

Onde assistir: Prime Video, Netflix, Star+, GloboPlay

6 | Jurassic World: Domínio (2022) – 29% de aprovação da crítica

Imagem do filme Jurassic World: Domínio (2022)
Divulgação

Em Jurassic World Domínio, sequência direta do longa de 2018 Jurassic World: Reino Ameaçado, quatro anos após a destruição da Ilha Nublar, os dinossauros agora vivem – e caçam – ao lado de humanos em todo o mundo. Contudo, nem todos répteis consegue viver em harmonia com a espécie humana, trazendo problemas graves.

Esse frágil equilíbrio remodelará o futuro e determinará, de uma vez por todas, se os seres humanos continuarão sendo os principais predadores em um planeta que agora compartilham com as criaturas mais temíveis da história em uma nova era.

Os ex-funcionários do parque dos dinossauros, Claire (Bryce Dallas Howard) e Owen (Chris Pratt) se envolvem nessa problemática e buscam uma solução, contando com a ajuda dos cientistas experientes em dinossauros, que retornam dos filmes antecessores.

Capítulo final da trilogia iniciada por Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros.

Onde assistir: GloboPlay, Now

Confira também: 6 filmes de Denis Villeneuve para você conhecer o diretor de Duna – Parte 2

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.