Todos os filmes do Superman, ranqueados do melhor para o pior

Imagem das versões do Superman
Divulgação

Prestes a ganhar uma nova iteração nos cinemas com o filme Superman Legacy, o Superman é uma figura presente na cultura pop e geek ao redor do mundo e foi apresentado de diferentes maneiras em diversos formatos midiáticos. Lembrado por suas vozes marcantes ou as performances de cada ator que trouxe o herói kriptoniano à vida, não podemos ignorar que o Homem de Aço marcou a vida de gerações e ainda inspira muitos com seus ideais e características marcantes.

Continua após a publicidade..

Dessa maneira, pensando em te ajudar a relembrar as versões já existentes do herói nos cinemas e te incentivar a revisitar algumas dessas produções já lançadas até agora, reunimos uma lista com todos os filmes do Superman – ranqueados do melhor ao pior, de acordo com suas notas no site Rotten Tomatoes.

Vale lembrar que você pode conferir qualquer um desses títulos no HBO Max / Max.

Todos os filmes do Superman, ranqueados do melhor para o pior

1 | Superman – O Filme (1978) – 94% de aprovação da crítica

Imagem do filme Superman
Divulgação

Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes.

Continua após a publicidade..

Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.

2 | Superman II: A Aventura Continua (1980) – 83% de aprovação da crítica

Imagem de Superman II
Divulgação

Três perigosos prisioneiros do extinto planeta Krypton, que estavam confinados na Zona Fantasma, se libertam graças à uma explosão. O trio parte então para a Terra, onde passam a ter os mesmos poderes do Super-Homem, mas o objetivo deles é dominar o planeta.

3 | Superman: O Retorno (2006) – 74% de aprovação da crítica

Imagem do filme Superman O Retorno
Divulgação

Após alguns anos de um misterioso desaparecimento, Superman (Brandon Routh) retorna ao planeta Terra. Porém a situação em Metrópolis está bastante mudada desde que o Homem de Aço deixou o planeta, pois a cidade se acostumou a viver sem ele. Além disto Lois Lane (Kate Bosworth), sua grande paixão, seguiu sua vida após o sumiço do herói. Ao mesmo tempo em que precisa se adaptar à nova realidade, Superman precisa enfrentar um antigo inimigo, que planeja um meio de acabar com ele de uma vez por todas.

Continua após a publicidade..

4 | O Homem de Aço (2013) – 56% de aprovação da crítica

Imagem do Homem de Aço
Divulgação

Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra, e levando com ele importantes informações de seu povo. Contrariado com tal atitude, o General Zod (Michael Shannon) tenta impedir a iniciativa e acaba preso.

Já em seu novo lar, a criança foi criada por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passaram a chamá-lo de Clark. O tempo passa, seus poderes vão aparecendo e se tornando, de certa forma, um problema, porque isso evidencia que ele não é um ser humano.

Adulto, Clark (Henry Cavill) se vê obrigado a buscar um certo isolamento porque não consegue resistir aos salvamentos das pessoas e sempre precisa sumir do mapa para não criar problemas para seus pais. Mas o terrível Zod conseguiu se libertar e descobriu seu paradeiro. Agora, a humanidade corre perigo e talvez tenha chegado a hora das pessoas conhecerem aqueles que passarão a chama de o Super-Homem.

5 | Batman vs Superman (2016) – 29% de aprovação da crítica

Imagem de Batman vs Superman
Divulgação
Continua após a publicidade..

Em “Batman Vs Superman – A Origem Da Justiça”, o confronto entre Superman (Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extra-terrestres na Terra.

Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os filhos de Krypton.

6 | Superman III (1983) – 29% de aprovação da crítica

Imagem de Superman III
Divulgação

Superman (Christopher Reeve) enfrenta agora um computador diabólico, programado por um gênio da informática que pretende dominar o mundo.

7 | Superman IV: Em Busca da Paz (1987) – 10% de aprovação da crítica

Imagem de Superman IV
Divulgação

Lex Luthor (Gene Hackman) fabrica um homem (Mark Pillow) com a mesma estrutura molecular de Superman (Christopher Reeve), portanto, com os mesmos poderes. A criatura está programada para destruir o Homem de Aço e, quando o duelo tem início, o confronto se torna uma grande ameaça à paz mundial.

Outros projetos do Superman em filmes e séries de TV

Imagem da série Superman & Lois
Divulgação

Ao lado do Batman, o Superman foi notavelmente o personagem da DC que até os dias de hoje teve a sua história constantemente explorada pela Warner Bros. seja através de filmes ou séries de TV.

Além dos filmes citados, o herói interpretado por Henry Cavill esteve também presente nas duas versões do filme “Liga da Justiça”. Em 2016, sob o comando de Joss Whedon, e também na versão estendida e completamente desenvolvida por Zack Snyder que foi lançada em 2020 pela HBO Max / Max.

O herói ainda ganhou ao longo dos anos algumas séries de TV que exploraram diversas fases da sua vida. São elas: “Lois & Clark”, “Smalville”, e “Superman e Lois. As duas primeiras tiveram, respectivamente, 4 e 10 temporadas, enquanto o terceiro título caminha agora para a sua 4ª e última temporada – se destacando diante do público por conta da abordagem em sua trama.

Confira também: 8 curtas da Pixar disponíveis no Disney+ que vão te emocionar

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.