True Detective: Terra Noturna é baseado em uma história real? Descubra agora!

Imagem de Jodie Foster em True Detective: Terra Noturna
Divulgação

Com seu primeiro episódio disponibilizado na HBO Max neste último domingo (14/01), True Detective: Terra Noturna apresenta um novo grupo de personagens que estão tentando resolver um novo mistério e um caso que pode soar um tanto familiar para alguns espectadores que já viram outras temporadas da série.

Continua após a publicidade..

E assim, com a trama do seu primeiro episódio seguindo as duas protagonistas da série – Liz Danvers (Jodie Foster) e Evangeline Navarro (Kali Reis) – e o início das suas investigações envolvendo o misterioso desaparecimento de oito homens que estavam alocados na Estação de Pesquisa TSALAL em Ennis, Alasca, não seria difícil de imaginar que os roteiristas se inspiraram em histórias reais para criar sua nova narrativa e misterioso caso.

Então… podemos dizer que “True Detective: Terra Noturna” é inspirado em uma história real?

True Detective: Terra Noturna não é exatamente uma história real, mas foi inspirado por outros casos misteriosos que aconteceram na vida real

Imagem da série True Detective: Terra Noturna
Divulgação

Funcionando como outras séries de TV criminais, a série estrelada por Jodie Foster também se inspirou em casos reais para criar as narrativas dos seus episódios. Vamos explicar!

Continua após a publicidade..

Em entrevista para o site Vanity Fair, a showrunner Issa López revelou que tinha dois casos em mente enquanto escrevia “True Detective: Terra Noturna” e que serviram como inspiração para o misterioso desaparecimento dos pesquisadores de TSALAL: o intrigante caso do navio Mary Celeste e o Incidente do Passo Dyatlov. Se referindo ao mistério por trás de ambos os casos, ela disse o seguinte:

“Eu acho que há um fascínio com quebra-cabeças que ainda tem algumas peças faltando, e que nos obcecam, nos irritam e nos fazem não parar de pensar neles.”

O que aconteceu com o Mary Celeste e o Incidente do Passo Dyatlov?

O caso do navio Mary Celeste aconteceu em 1872 quando um bergantim americano de 282 toneladas partiu em direção à Itália com 11 passageiros: o capitão, sua esposa, sua filha de dois anos e mais oito tripulantes.

Algumas semanas após sua partida de Nova York em direção ao seu novo destino, um navio britânico cruzou com o Mary Celeste perto de Portugal, e o que eles encontraram na época é pano de fundo para um mistério que até hoje não foi resolvido: o navio estava vazio, aparentemente sem partes danificadas, um estoque de alimentos intacto que serviria por, pelo menos, seis meses e a única coisa que faltava nele era o barco salva-vidas.

Continua após a publicidade..
Incidente do Passo Dyatlov
Divulgação

Já o Incidente do Passo Dyatlov se aproxima muito mais do cenário da série e aconteceu em fevereiro de 1959. O caso envolve o intrigante mistério por trás da morte de nove montanhistas russos durante sua expedição ao norte dos montes Urais, na antiga União Soviética.

Embora o caso tenha (supostamente) sido concluído em 2020, os detalhes estranhos e sangrentos do que aconteceu capturaram a imaginação das pessoas por anos e a causa da morte dos nove soviéticos foi especulada por muito tempo (sendo colocada entre hipotermia até traumas físicos).

Outras influências que podem ser encontradas em True Detective: Terra Noturna

True Detective Night Country

Continua após a publicidade..

Além dos casos citados acima, também podemos destacar casos reais de violência contra mulheres indígenas. Dessa maneira, não somente inspirada em mistérios que aconteceram no mundo real, a série também traz à tona a triste realidade de outras mulheres e a exploração de outros temas com a morte de Anne Kowtok – que foi assassinada na narrativa de “True Detective: Terra Noturna“.

Confira também: The Ones Who Live sugere que Rick Grimes é o vilão do derivado de The Walking Dead

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo Sagas. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.