Uma Noite no Museu: Ordem certa da franquia e onde assistir

Imagem promocional do filme Uma Noite no Museu
Divulgação

Lançados durante o período de 2006 até 2014, a franquia Uma Noite no Museu consistiu em três filmes principais que foram estrelados por Ben Stiller. Baseado em um livro infantil de mesmo nome, a história do guarda noturno do Museu de Nova Iorque de História Natural foi publicada originalmente em 1993 e escrita pelo croata Milan Trenc.

Continua após a publicidade..

Na época em que chegaram aos cinemas, as produções foram consideradas sucesso de bilheteria e, somando os números mundiais dos três filmes, a franquia arrecadou um total aproximado de US$1,350 milhões.

Mais tarde, em 2022, o universo mágico foi revisitado com um derivado: um filme animado intitulado “Uma Noite no Museu – O Retorno de Kahmunrah“. O projeto em questão contou com elenco de voz totalmente novo.

Mas afinal, qual a ordem certa para assistir Uma Noite no Museu?

Contando que o universo de Uma Noite no Museu foi criado a partir de um livro infantil e desenvolvido para uma versão cinematográfica, a ordem recomendada para assistir os filmes da franquia é a do seu lançamento.

Continua após a publicidade..

Você pode acompanhar as aventuras de Larry Daley da seguinte maneira:

1- Uma Noite no Museu (2006)

“Larry Daley (Ben Stiller) é um homem de bom coração, que arranja um emprego como segurança noturno em um museu de história natural. Logo em seu 1º turno coisas estranhas começam a acontecer: esqueletos de dinossauros e estátuas de cera começam a ganhar vida. Em meio ao caos instalado no museu, a única pessoa que pode ajudá-lo é a estátua de cera de Theodore Roosevelt (Robin Williams), que, assim como os demais, também ganhou vida.”

Continua após a publicidade..

2- Uma Noite no Museu 2 (2009)

“Larry Daley (Ben Stiller) deixou o posto de guarda noturno há dois anos, abrindo sua própria empresa. De vez em quando ele volta ao Museu de História Natural, onde trabalhava, para rever os amigos que, à noite, ganham vida.

Só que o museu está prestes a passar por uma reforma visando sua modernização, o que fará com que vários dos bonecos de cera sejam substituídos por máquinas que permitem a interação com o público. Eles são enviados ao Instituto Smithsonian, em Washington, o maior complexo de museus do mundo.

Continua após a publicidade..

Um dia Larry recebe um telefonema desesperado de Jedediah (Owen Wilson), o caubói diminuto, pedindo sua ajuda. Larry invade o Smithsonian e descobre que o faraó Kahmunrah (Hank Azaria) despertou, tornando-se uma ameaça não apenas para seus amigos como para o planeta.”

3- Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014)

“No terceiro filme da franquia, o segurança Larry Daley (Ben Stiller) segue com seu inusitado trabalho no Museu de História Natural de Nova York. Certo dia,ele  descobre que a peça que faz os objetos do museu ganharem vida está sofrendo um processo de danificação. Com isso, todos dos amigos de Larry correm o risco de não ganharem mais vida. Para tentar salvar a turma, ele vai para Londres pedir a orientação do faraó (Ben Kingsley) que está em exposição no museu local.”

A animação de 2022 tem ligação com os filmes originais?

De maneira simples e direta: não, a animação feita pelo Disney+ não tem nenhuma ligação direta com os filmes estrelados por Ben Stiller – apesar de se passar no mesmo universo do live-action.

Além disso, a produção conta, ainda, com um elenco totalmente novo. Sendo assim, ela não necessariamente precisa ser vista em alguma ordem específica em relação às produções da 20th Century Fox.

Confira a sinopse completa:

“O filme original é sobre as travessuras que acontecem todas as noites no Museu Americano de História Natural quando o sol se põe. O trabalho de verão de Nick Daley como vigia noturno no museu é um trabalho desafiador para um estudante do ensino médio, mas ele está seguindo os passos de seu pai e está determinado a não decepcioná-lo.

Felizmente, ele conhece a antiga placa do museu que dá vida a tudo quando o sol se põe e fica feliz em ver seus velhos amigos quando ele chega, incluindo Jedediah, Octavius e Sacagawea. Mas quando o governante maníaco Kahmunrah escapa com planos de desbloquear o submundo egípcio e libertar seu Exército dos Mortos, cabe a Nick parar o senhor demente e salvar o museu de uma vez por todas.”

Onde assistir a franquia?

Assim como a animação feita em 2022, o restante da franquia Uma Noite no Museu está disponível para streaming e pode ser assistida no Disney+.

Confira também: Wish: Tudo sobre o filme que chega hoje (04/01) nos cinemas

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.