Uncharted: 10 referências do jogo que estão no filme

Imagem promocional de Uncharted: Fora do Mapa
Divulgação

Meses após ter sido exibido nos cinemas e já disponível na HBO Max, o filme Uncharted: Fora do Mapa, estrelado por Tom Holland Mark Wallberg, é baseado em uma das séries de videogame mais vendidas e aclamadas pela crítica de todos os tempos.

Continua após a publicidade..

Desenvolvida pela Naughty Dog e comandada por Neil Druckman, a franquia de jogos conta com fãs ao redor do mundo que, ao ouvirem sobre a adaptação cinematográfica do amado título de aventura, se preocuparam em como o filme se manteria fiel ao material original. E apesar do longa não apresentar exatamente uma história que os jogadores já viram na trama dos jogos, muitos espectadores ficaram felizes em encontrar diversas referências espalhadas ao longo da sua versão live-action.

Pensando nisso, reunimos algumas delas para você ficar por dentro do que encontrar se essa é sua primeira vez assistindo Uncharted: Fora do Mapa ou se você está revendo essa aventura na HBO Max.

Confira 10 referências do jogo que estão em Uncharted: Fora do Mapa

01. Sic Parvis Magna

Sic Parvis Magna - Anel Nathan Drake - Uncharted
Divulgação

Talvez uma das referências mais óbvias, é claro que a Sony não ia deixar de incluir o icônico anel de Nathan Drake no filme. O anel de prata contém a frase em Latin: “Sic Parvis Magna”, cuja tradução é “Grandes coisas tem pequenos começos”. Vale lembrar que, no primeiro jogo, o anel ajuda Nate a encontrar o caixão vazio de Sir Francis Drake, dono original do anel, que o leva a uma jornada até a cidade perdida de El Dorado.

Continua após a publicidade..

02. O figurino icônico de Nate e Sully

Uncharted - Figurinos icônicos
Divulgação

Diretamente dos jogos, Uncharted: Fora do Mapa se mostra fiel ao material original ao recriar figurinos icônicos vestidos pelos personagens NateSully. Para o jovem aventureiro vivido por Tom Holland, os fãs podem ver o visual clássico de Nathan Drake se tornar real nas telas; e para Sully, vemos a icônica camisa, bigode e charuto incluídos ao figurino na versão vivida por Mark Wallberg nos cinemas.

03. O navio pirata em uma caverna (Uncharted 4)

Uncharted - Navio pirata
Divulgação

Outra referência que veio diretamente dos jogos, mais precisamente de Uncharted 4, a versão cinematográfica encontrou espaço para enquadrar a cena em que Nate encontra o navio pirata da mesma maneira como a cena foi feita nos jogos.

04. Do jogo para as telas: Nathan escalando o navio pirata (Uncharted 4)

Uncharted - Cena no navio
Divulgação

Não só nos visuais, Uncharted: Fora do Mapa também se preocupou em trazer movimentos que também simulam a mecânica apresentada nos jogos. Nesta cena em particular, os espectadores podem ver Tom Holland recriando os movimentos de Nathan Drake ao escalar um navio pirata.

Continua após a publicidade..

05. A sequência do avião de carga (Uncharted 3)

Uncharted - Cena no avião de carga
Divulgação

Fortemente divulgado no material promocional do filme, a sequência do avião de carga é algo que foi retirado diretamente de Uncharted 3. A única diferença entre as duas versões dessa sequência de ação é que, no jogo, esse momento ocorre acima do deserto e, no filme, o momento é recriado acima do oceano.

06. Falas que já ouvimos antes…

Uncharted - Falas do jogo
Divulgação

Com tantas falas icônicas que podem ser retiradas da franquia de jogos, duas que podemos destacar a fala “Well, well, well.” – uma piada feita por Sully em Uncharted 3 e replicada por Tom Holland no filme; e “Oh crap!” (ou “ah, merda!”, em tradução livre) – fala de Nathan Drake e utilizada toda vez que o personagem se mete em uma enrascada.

07. Mapas

Uncharted - Mapa
Divulgação

Utilizado em transições que representam viagens, Uncharted: Fora do Mapa também se preocupou em trazer uma referência visual retirada dos jogos: os mapas inseridos entre cenas para representar o caminhos que estão sendo feitos pelos personagens ao longo da narrativa.

08. Músicas do jogo que foram levadas para o filme

Uncharted - Músicas
Divulgação
Continua após a publicidade..

Inserida em dois momentos específicos, a construção sonora de Uncharted também foi levada dos jogos para as telas de cinema. Utilizados como meios de intensificar e provocar reações emotivas aos fãs mais atentos à trilha sonora de ambos os formatos narrativos, mantenha seus ouvidos ligados na próxima vez que você assistir ao filme!

09. Gabriel Roman

Uncharted - Gabriel Roman
Divulgação

Apresentado na segunda cena pós-créditos do filme, vemos Nate tentando negociar com um personagem misterioso. Esse homem, interpretado por Pilou Asbaek, é um personagem original chamado Gage. A verdadeira referência que acontece nesse momento aparece em uma menção quando Gage diz que trabalha para um homem chamado Roman.

Roman, ou Gabriel Roman, foi o vilão do primeiro jogo da franquia Uncharted. Ele era um lorde do crime Britânico e colecionador de tesouros que tentou sabotar as tentativas de Nate de encontrar a cidade perdida de El Dorado.

10. St. Francis Boys + Naughty Dog

Uncharted - St Francis Orfanato
Divulgação

Com referências diretas a Uncharted 4, o filme também estabeleceu a relação entre os irmãos Drake com uma cena de flashback que mostra as aventuras noturnas dos dois. Mais a frente, Nate (já crescido) revisita velhas memórias que estão guardadas em uma maleta com o nome do Orfanato em que os garotos cresceram: St. Francis’ Boys Orphanage.

Nessa mesma sequência, os fãs também podem encontrar uma referência escondida à empresa que desenvolveu a franquia de jogos: Naughty Dog. Um adesivo com o logo da empresa pode ser visto na parte interior da maleta.

BÔNUS. O Nathan Drake original: Nolan North!

Uncharted - Nolan North
Divulgação

Por fim, o ator por traz da versão original de Nathan Drake e dá voz ao personagem nos jogos, Nolan North, também tem uma participação especial no filme. Na cena em questão, ele aparece em uma praia logo após a sequência do avião de carga e, após uma breve conversa com Nate e Chloe, ele deseja boa sorte à dupla.

Confira mais Easter Eggs e referências no vídeo oficial da Sony Pictures:

Sobre o filme Uncharted: Fora do Mapa

Uncharted é uma adaptação da série de jogos, tomando como base a sequência do terceiro jogo em que o jovem ladrão Nathan Drake (Holland) encontra seu parceiro Victor Sullivan (Wahlberg) e, em essência, define os eventos do jogo e toda sua franquia.

Tom Holland (Homem-Aranha: Longe de Casa) viverá o protagonista do filme, enquanto Mark Wahlberg (De Repente Família) foi confirmado como o intérprete do personagem Sully na adaptação cinematográfica. Antonio Banderas (Dor e Glória), Sophia Ali (Verdade ou Desafio) e Tati Gabrielle (The 100) também estão no elenco. 

Travis Knight foi o sexto diretor a deixar o comando do projeto, que anteriormente chegou a contar com David O. Russell, Neil Burger, Seth Gordon, Shawn Levy e Dan Trachtenberg contratados para o cargo. Atualmente é destacado que Ruben Fleischer assumiu a direção do filme.

Charles Roven, Avi Arad (produtor dos primeiros filmes do Homem-Aranha no cinema)Ari Arad e Alex Gartner são os produtores do projeto. Vale lembrar que anteriormente Mark Boal (Guerra ao Terror) também esteve ligado ao projeto como roteirista há algum tempo, mas a versão mais recente é escrita por Art Marcum e Matt Holloway.

Uncharted já está disponível na HBO Max.

Confira também: Uncharted: Quem interpreta [SPOILER] na cena pós-créditos?

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.