Onde fica a Ilha da Caveira? Localização dos monstros de Godzilla e Kong explicada

Local voltou a aparecer em Monarch - Legado de Monstros, e é de grande importância para este universo!

King Kong e a Ilha da Caveira ao fundo da imagem
Divulgação

Com a série Monarch – Legado de Monstros promovendo um retorno do público ao Monsterverse, A Ilha da Caveira acabou também ganhando novas cenas na produção. E claro, pela sua importância neste universo que envolve também o King Kong, questionamentos voltaram a surgir.

Continua após a publicidade..

Com a famosa ilha já tendo passado por diversas versões ao longo dos anos, a mais recente delas desenvolvida pela Legendary Entertainment acabou incorporando diversos elementos em sua história. Dito isso, e pela sua importância, agora reunimos seus principais detalhes em um único texto.

Onde fica a Ilha da Caveira no Monsterverse (e por que é tão difícil de encontrar)

Kong estripa o rastreador de crânios
Divulgação

Embora já tenha sido usada várias vezes nas adaptações do King Kong, a Ilha da Caveira não é conhecida por ser um lugar fácil de visitar. Ela está cercada por tempestades, por isso sua existência escapou das pessoas por tantos anos.

Essas tempestades o ocultaram há muito tempo, mas uma expedição liderada pela Monarch em Kong: A Ilha da Caveira permitiu que um grupo de personagens humanos navegasse com sucesso pelo clima e chegasse à ilha, que Bill Randa, de John Goodman, foi capaz de discernir como sendo algum lugar localizado no Pacífico Sul.

Conforme evidenciado pelos mapas nos créditos iniciais de Godzilla vs. Kong e Godzilla: Rei dos Monstros, fica especificamente na parte norte do Pacífico Sul, em algum lugar ao sul do Havaí.

Continua após a publicidade..

Relacionado: Monarch – Legado de Monstros: Entenda a linha temporal da série

A Ilha da Caveira é uma porta de entrada para a Terra Oca

Kong: A Ilha da Caveira- Skullcrawler come um búfalo gigante
Divulgação

Quanto ao que torna A Ilha da Caveira tão especial, não é necessariamente a presença de Kong que a transformou em um elemento importante do Monsterverse. No centro de seu papel no mundo de Godzilla e Kong está o ponto de entrada da ilha na Terra Oca.

Conforme teorizado por Randa e Houston Brooks no filme de 2015, há uma passagem subterrânea usada pelos Titãs para atravessar o planeta na Ilha da Caveira. Esta rede de túneis se conecta a um mundo oculto chamado Terra Oca, que foi explorado em Godzilla vs. Kong.

Continua após a publicidade..

Titãs como os Skullcrawlers usando o ponto de entrada da Terra Oca são a razão pela qual a presença de Kong na Ilha da Caveira foi essencial para a segurança. Sem Kong, os Skullcrawlers seriam capazes de usá-la como quisessem e povoar o local. O pior é que outros Titãs também podem usá-la.

A HQ do Monsterverse, Kingdom Kong, mostrou Kong enfrentando Camazotz, um poderoso morcego Titã que usou o ponto de entrada para travar uma guerra contra Kong na Ilha da Caveira antes de ser derrotado. Ou seja, reforçando ainda mais a importância da presença do gorilla gigante no local.

Relacionado: Monarch – Legado de Monstros: A data dos próximos episódios na Apple TV+

Por que os monstros vivem na Ilha da Caveira

Ilha da Caveira Kong - Aranha da Ilha Gigante
Divulgação
Continua após a publicidade..

É importante notar que a ligação da Ilha da Caveira com a Terra Oca acaba lhe definindo de várias maneiras. Essa não é apenas a razão pela qual a Ilha da Caveira é tão perigosa, mas também a razão pela qual qualquer monstro vive lá.

Nathan Lind disse em Godzilla vs. Kong que o Dr. Andrews tinha uma teoria de que a Ilha da Caveira é, em essência, “a Terra Oca que veio à superfície”. Como a fauna e a flora da Terra Oca se assemelham à ecologia da ilha, é evidente que esta é a raiz da história de origem da Ilha da Caveira. De alguma forma, o seu ecossistema expandiu-se da Terra Oca para a superfície.

Em outras palavras, a Terra Oca é o lar natural dos habitantes da Ilha da Caveira, mesmo que eles nunca tenham estado lá. O mesmo vale para o próprio Kong. Uma reviravolta em Godzilla vs. Kong confirmou que a espécie Kong já ocupou o mundo da Terra Oca há milhares de anos.

Eles até construíram um templo, juntamente com outras estruturas. Mais tarde, eles fugiram da Terra Oca e usaram o túnel para chegar à superfície, provavelmente como consequência da antiga Guerra dos Titãs travada contra Godzilla e seus ancestrais. Tendo deixado sua casa ancestral para trás, os Kongs tentaram começar de novo na Ilha da Caveira, mas com o tempo foram quase extintos pelos Skullcrawlers.

Relacionado: Muto vs Titãs: Os nomes dos monstros no universo Godzilla explicados

O que acontece com a Ilha da Caveira no Monsterverse

Jia em Godzilla vs Kong
Divulgação

Algum tempo depois da primeira viagem à Ilha da Caveira, os humanos descobriram maneiras de continuar voltando. Conforme confirmado pelo filme Ri dos Montros, a Monarch montou lá um posto avançado que monitorava Kong. A organização se manteve presente por décadas, até Godzilla vs. Kong, quando eventos externos os forçaram a partir – com Kong.

No início do filme, foi revelado que a tempestade havia atingido a ilha, destruindo completamente todo o ecossistema. A tempestade devastou o local de uma forma que a Monarch já não tinha confiança de que Kong poderia continuar vivendo lá. Por esse motivo, ele foi transferido para outro local.

Como Godzilla vs Kong ocorre cinco anos depois de Rei dos Monstros, isso significa que a Ilha da Caveira se tornou inabitável em 2023 na linha do tempo do Monsterverse.

Mas com a sinopse de Godzilla x Kong: O Novo Império confirmando a exploração dos “mistérios da Ilha da Caveira”, ele pode ser revisitada de qualquer maneira, mas é difícil imaginá-la voltando a ser o cenário de selva lindo e cheio de monstros que era apresentado em Kong: A Ilha da Caveira.

O local está devastado pelo que foi explorado nos filmes, e é por isso que qualquer representação do lugar em qualquer episódio após 2023 provavelmente o retratará como uma ruína triste e desolada, desprovida das criaturas que antes o tornavam um ambiente próspero.

Claro, isso não quer dizer que o rico ecossistema da Ilha da Caveira não será utilizado para mais histórias do Monsterverse. Há espaço na linha do tempo para todo tipo de aventura na Ilha da Caveira, o que permitiu que a citada série da Netflix a utilizasse como base de sua história, que parece se passar na década de 1990.

Ocorrer antes de 2023 também pode ser útil para Monarch – Legado de Monstros, uma vez que ela irá explorar várias épocas da história do Monsterverse, incluindo as consequências do filme de 2014 e a década de 1950, quando Godzilla foi atacado pelos militares americanos.

A série também possui pelo menos uma participação especial de Randa de Goodman, aparentemente quando ele estava na Ilha da Caveira em 1971. Por causa dos períodos escolhidos para o show, a série pode facilmente voltar para a Ilha da Caveira sem que os eventos de Godzilla vs. Kong atrapalhem sua abordagem.

Confira também: Goosebumps 2ª temporada: O que foi revelado (até o momento)

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries das suas franquias favoritas no Universo SagasAproveite também para seguir a nossa conta no instagram e a página do Google News.

Formado em Jornalismo pelo CES/JF, e um amante eterno de filmes, séries, super-heróis, games, HQs e músicas. Dono de outros projetos pela internet, e uma pessoa que tem prazer em escrever sobre todos os temas citados.